Menu

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Méndez faz exames e, agora, só pensa em corresponder às expectativas no Galo

Reforço aguarda sinal positivo dos médicos para iniciar os treinos

O volante equatoriano Edison Méndez, de 30 anos, fez exames nesta quarta-feira à tarde, em Belo Horizonte, e conversou rapidamente com a imprensa acerca da grande expectativa que envolve a sua chegada ao Atlético. Ele assinou contrato de dois anos, com opção de mais um, e deve ser apresentado oficialmente nesta quinta.

Após se submeter a alguns testes e exames na Clínica Baeta Vianna, o jogador disse estar honrado por ter sido indicado ao Galo pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. “Fico agradecido pela oportunidade dada pelo professor e por toda a expectativa que colocaram em mim. Espero poder jogar bem e o importante é que estou feliz de estar em uma instituição como o Atlético Mineiro”.

Em maio, Méndez sofreu uma distensão nos ligamentos do joelho esquerdo, ficou fora de três partidas da LDU, sua última equipe, e voltou a ser relacionado para as últimas apresentações.

Nesta quarta, ele informou que vai aguardar os exames e a posição dos médicos para saber quando entrará realmente nos planos da comissão técnica. Por vir do exterior, Edison Méndez só poderá atuar oficialmente a partir de 3 de agosto, quando se abre a janela internacional de contratações na CBF. ”A expectativa de jogar é grande, eu estava fazendo os testes e espero que saia tudo bem. Para jogar, depende dos exames. Estou esperando que o médico diga que estou pronto para começar a treinar”, disse o equatoriano.

Adaptação


Esta é a quarta vez que Méndez atuará fora do Equador. O volante já defendeu dois clubes mexicanos e o PSV da Holanda, quando teve a oportunidade de jogar ao lado de Diego Tardelli. O fato de já conhecer o atacante e também o zagueiro Jairo Campos, seu compatriota e velho companheiro de LDU, faz com que Méndez projete uma adaptação muito rápida em Belo Horizonte.

”Realmente, é importante contar com companheiros com quem atuei em outras equipes. Com o Tardelli, na Holanda, e o Jairo a vida toda na LDU. É importante para me adaptar mais rápido dentro da equipe e é importante para ter uma boa atitude, sobretudo, vontade para vestir a camisa do Atlético”, acrescentou o novo contratado.

Por fim, Méndez evitou de vangloriar pelo bom desempenho que tem em jogos contra equipes brasileiras, haja vista os três gols marcados sobre o Fluminense na última decisão da Copa Sul-Americana. “Graças a Deus nos saímos muito bem em todas as partidas contra equipes brasileiras. E espero não ter que falar muito, mas poder demonstrar com trabalho e sacrifício”.

Em fase de testes no Atlético-MG, atacante Jheimie sonha com contrato

O jogo-treino com o América-MG, na noite desta quarta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, poderá ser especial para o atacante Jheimie, que passa por um período de testes no Atlético-MG e vive a expectativa de ganhar uma chance com Vanderlei Luxemburgo. Na terça-feira, ele entrou no time titular, durante o coletivo, no lugar de Neto Berola.

Jheimie, de 23 anos, chegou ao Atlético-MG junto com o meia Jackson, de 22 anos, para passar por um período de testes. O sonho do atacante, que garante ter sido artilheiro nos times que passou no interior de Goiás e no Nordeste, é assinar um contrato com o clube atleticano.

“Estou trabalhando para assinar contrato o mais rápido possível”, destacou Jheimie, que, por causa do nome difícil, tem sido chamado por apelidos dados pelos companheiros de Atlético-MG. Ele contou que o volante Zé Luís, por exemplo, o chama de ‘Val Baiano’ por uma possível semelhança com o também atacante Val Baiano, recentemente contratado pelo Flamengo.

Segundo ele, outros jogadores do elenco o chamam de ‘Maranhão’ numa referência ao fato de ter atuado por último, antes dos testes no Atlético-MG, no Moto Clube, do Maranhão. “Não me importo com apelidos, mas prefiro que me chamem pelo meu nome”, disse Jheimie, que se avalia como um jogador de área.

“Sempre fui artilheiro pelos clubes onde passei, sou jogador de área, mas também não tenho dificuldades para jogar pelos lados. Na área é mais fácil fazer gol”, comentou Jheimie, que se considera preparado para “agarrar” uma eventual chance.

E ele espera que essa oportunidade possa surgir no jogo-treino desta quarta-feira, às 20h15, em Sete Lagoas. “Será uma grande chance para mostrar meu futebol, caso tenha chance de jogar”, enfatizou Jheimie.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Atlético-MG reforçado: Méndez chega nesta quarta-feira

Equatoriano ficará em definitivo para defender o clube alvinegro

O Atlético-MG conseguiu antecipar em alguns dias a chegada do equatoriano Edison Méndez. O meio-campista desembarca na madrugada desta quarta-feira em Belo Horizonte, já com o visto de trabalho e já se juntará aos seus companheiros na Cidade do Galo.

Em princípio, o acordo havia sido feito em pré-contrato para que ele chegasse ao clube mineiro na próxima segunda-feira, 5 de julho. Porém, o novo reforço já se desligou do ex-clube, a LDU, e está livre para assinar o contrato em definitivo com duração de dois anos com opção de renovação por mais um.

Mesmo que com poucos dias de antecedência, a chegada de Méndez agora é importante para que ele não perca muito tempo com exames médicos, testes físicos e adaptação ao clube. De qualquer forma, de acordo com a legislação vigente ele só poderá atuar a partir de 3 de agosto por ser uma transferência internacional.

Existe uma corrente no futebol brasileiro para que o período seja antecipada para o fim de julho. Caso o objetivo não seja alcançado, Méndez só poderá estrear na 13ª rodada, contra o Botafogo, no Engenhão, no dia 7 de agosto. Com isso, ele perderia os duelos contra Atlético-GO, Corinthians, Internacional, Avaí e o clássico contra o Cruzeiro.

O técnico Vanderlei Luxemburgo conta muito com a presença do meia para formar a sua equipe ideal. O comandante alvinegro é só elogio ao jogador e espera que ele possa ser liberado para estrear o mais rapidamente possível.

- Algumas pessoas não conhecem o Méndez, mas eu conheço e sei que é um jogador de altíssimo nível. É preciso um pouco de bom senso do pessoal para antecipar o período de estreia de jogadores que chegam do exterior - disse Vanderlei Luxemburgo.

Investida em Diego Souza

Com objetivo de reagir e brigar pelas primeiras posições no Campeonato Brasileiro, o Atlético continua atrás de reforços. O clube alvinegro voltou a fazer investida para ter o armador Diego Souza, cujos direitos pertencem à Traffic, que estava no Palmeiras. O jogador, de 25 anos, interessa também ao Cruzeiro, ao Catania, da Itália, e ao Sporting, de Portugal, mas poderia dar preferência ao Galo por conta do projeto ambicioso do técnico Vanderlei Luxemburgo, que prevê a disputa da Copa Libertadores em 2011.

O presidente Alexandre Kalil afirmou, semana passada, que o jogador continuava interessando ao clube. Mas para não atrapalhar as negociações, evitou se aprofundar no assunto. A chegada de Diego Souza daria mais opções ao treinador na montagem do time. Atualmente, Ricardinho é o responsável pela armação das jogadas.

Além do palmeirense, ele aguarda a chegada do volante Edison Méndez, que já assinou contrato e deve se apresentar no mês que vem. Já o volante Serginho, recuperado da segunda cirurgia no joelho, voltou a treinar com o grupo e é a grande aposta do técnico para dar maior mobilidade ao meio-campo atleticano.

Segundo Luxemburgo, tudo está sendo feito com cuidado e a torcida pode ter certeza de que os frutos virão logo. “O torcedor do Atlético vem dizendo que a gente não está contratando, mas isso é um equivoco muito grande. Estamos remodelando a equipe e temos oito jogadores que não estrearam ainda, além da possibilidade de outros chegarem”, afirmou, referindo-se ao goleiro Fábio Costa, o lateral-direito Rafael Cruz, o lateral-esquerdo Fernandinho, e os atacantes Obina e Daniel Carvalho, além dos citados Serginho e Edison Méndez. O oitavo é o atacante Reinaldo, que, recuperado de lesão, pode assinar contrato com o clube.

Sem pressão

O treinador ressaltou que novas contratações vão ocorrer, mas evitou citar nomes ou posição. “Não vou quantificar quantos vão chegar, porque depois vão falar que está faltando jogador. Temos que mexer de acordo com nossas necessidades. Alguns saíram, mas já tínhamos reposição aqui. Estamos no caminho certo e o torcedor do Atlético pode confiar, porque existe um trabalho, um planejamento. O Méndez é de altíssimo nível e o Daniel é jogador de seleção”, disse.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Um novo Galo para deslanchar no Brasileiro

Diretoria e comissão técnica fizeram uma reformulação profunda no grupo de jogadores

Vem aí um novo Atlético-MG para a sequência do Campeonato Brasileiro e começo de Copa Sul-Americana. Após o primeiro semestre, o time passa por um grande processo de reformulação no grupo. Nem mesmo o título conquistado no Campeonato Mineiro impediu que a comissão técnica fizesse a opção por uma grande mudança de peças. Vários nomes saíram, outros chegaram e ainda existe a chance de caras novas surgirem.

O time que será considerado titular a partir de agosto, quando todos os reforços estiverem aptos a jogar, será radicalmente diferente daquele que disputou o Estadual e a Copa do Brasil no início do ano.

Uma pequena amostra da nova cara foi dada no coletivo realizado na sexta-feira passada na Cidade do Galo. A equipe principal teve seis atletas que não estiveram na decisão do Mineiro contra o Ipatinga. O número de alterações ainda aumentará assim que o paraguaio Cáceres retornar da Copa do Mundo, o equatoriano Méndez se apresentar oficialmente e Obina atingir a melhor forma física e técnica.

O comandante atleticano conta muito com os reforços que ainda não estrearam por questões de tratamento de lesão ou mesmo burocráticas como regularização na CBF. Ao todo são oito jogadores do elenco que ainda não atuaram no Brasileirão deste ano com a camisa alvinegra.

– Estamos vivendo um momento de transição, com outros jogadores na equipe dentro de um planejamento que estamos executando. Teremos o Brasileiro e a Sul-Americana pela frente e precisaremos de opções – comentou o técnico Luxemburgo.

As mudanças podem chegar em boa hora, uma vez que o time vinha muito mal no Brasileirão, ocupando a zona de rebaixamento da competição. Ao contrário do ditado original, em time que não está ganhando.

TV Alterosa e Portal Uai transmitirão jogo-treino entre Atlético e América

A TV Alterosa e o Portal Uai/ Superesportes vão transmitir ao vivo, com exclusividade, o jogo-treino entre Atlético e América. A partida será nesta quarta-feira, a partir das 20 horas, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, com portões fechados para o torcedor.

Será o primeiro teste das equipes na intertemporada. Os rivais aproveitam a pausa nas competições para se ajustarem para a sequência da temporada.

O Galo busca acertar o time para o Campeonato Brasileiro da Série A. O técnico Vanderlei Luxemburgo aposta em jogadores como o goleiro Fábio Costa, o volante Serginho o meia-atacante Daniel Carvalho e o atacante Obina para o time reagir, além do meia equatoriano Edison Méndez, que só se apresenta ao clube em julho. Até agora, em sete rodadas, o Atlético sofreu cinco derrotas, caindo para a zona do rebaixamento.

Já o América, de Mauro Fernandes, busca aperfeiçoar a equipe para manter a boa campanha na Série B. Nas sete primeiras rodadas, o Coelho somou 14 pontos e ocupa a vice-liderança.

Arena do Jacaré

Com o fechamento do Mineirão para reformas, visando a Copa do Mundo de 2014, e o atraso nas obras de reconstrução do Independência, a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, cidade a 70 km de Belo Horizonte, foi o estádio escolhido por Atlético e América para mandarem suas partidas até o final do ano. Com modernização orçada em R$ 8,6 milhões, a Arena do Jacaré teve a capacidade ampliada de 18 mil para 25 mil torcedores.

Reformulação no Atlético-MG atinge metade do grupo campeão mineiro

Dentro da política de reformulação do elenco, comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, 11 dos 23 jogadores que participaram da campanha do título mineiro de 2010 já deixaram o Atlético-MG. Com a chegada de reforços e o aproveitamento de atletas da base, o time para o segundo semestre deverá ter muitas caras novas.

Do grupo campeão estadual, o atacante Muriqui, que participou dos 17 jogos do Campeonato Mineiro, deixou o Atlético na semana passada, ao acertar a transferência para o Everglade Guanzhou, da China. O jogador disputou 32 jogos e marcou 11 gols com a camisa alvinegra.

Seis atletas que conquistaram o título mineiro não tiveram os contratos renovados: os volantes Jonílson, Carlos Alberto e Correa, o atacante Marques, o zagueiro paraguaio Benítez e o lateral-direito Coelho. Os meias Evandro, que rescindiu o vínculo, e Renan Oliveira, cedido por empréstimo, acertaram com o Vitória. O meia Giovanni e o atacante Pedro Paulo foram emprestados a Náutico e Atlético-GO, respectivamente.

A reformulação do elenco alvinegro não foi imediata à conquista do título estadual. Dos 11 atletas que deixaram o clube, seis atuaram pelo Campeonato Brasileiro. Muriqui participou das sete rodadas antes da paralisação da competição por causa da Copa da África do Sul. Coelho disputou cinco jogos, Correa, quatro, e Carlos Alberto, Evandro e Benítez entraram duas vezes em campo cada um.

Algumas caras novas já puderam ser vistas nas rodadas iniciais do Brasileirão. Contratados pela diretoria, o goleiro Marcelo, o lateral-direito Diego Macedo e os atacantes Ricardo Bueno e Neto Berola estiveram entre as novidades. O meia João Pedro e o volante Rafael Jataí, que vieram das categorias de base, também foram aproveitados por Luxemburgo. O zagueiro Lima, recuperado de lesão, reestreou pelo time mineiro.

Com a campanha ruim neste início de Brasileirão, Luxemburgo aposta em reforços para a seqüência da competição depois da Copa do Mundo. Em sete rodadas, o time mineiro venceu dois jogos e perdeu cinco. Somou apenas seis pontos em 21 possíveis, caiu para o antepenúltimo lugar na tabela e entrou para a zona de rebaixamento à Série B.

Entre os trunfos de Luxemburgo estão o meia equatoriano Edison Méndez e o meia-atacante Daniel Carvalho, que foram contratados mas só poderão atuar em agosto, na abertura da janela de transferências internacionais. O goleiro Fábio Costa e o lateral-esquerdo Fernandinho, contratados durante a intertemporada, estão à disposição para a volta do Brasileirão.

O volante Serginho, que ficou longo período afastado dos gramados por causa de grave lesão no joelho direito, está de volta e nos planos do treinador atleticano. Obina, que operou o tornozelo esquerdo, é outro que retorna ao time. O atacante Reinaldo, que se recuperou de contusão na Cidade do Galo, também será opção, assim como o lateral-direito Rafael Cruz, que foi contratado em fevereiro e ainda não estreou.

A reformulação do Atlético tem deixado até mesmo os atletas um pouco confusos. “Com alguns jogadores que chegaram, (o grupo) ficou mais forte. Mas outros jogadores deixaram (o clube), então (o grupo) ficou mais fraco. Então tem seu lado bom e seu lado ruim”, observou Daniel Carvalho.

O Atlético voltou a jogar no dia 15 de julho, contra o xará Atlético-GO, às 21h (de Brasília), provavelmente na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, no retorno do Campeonato Brasileiro.

domingo, 27 de junho de 2010

Elenco volta aos trabalhos nesta segunda-feira

Depois do domingo de folga, o elenco do Atlético retorna aos trabalhos nesta segunda-feira pela manhã. Será a última semana de treinos na Cidade do Galo durante a intertemporada do time. Na próxima segunda-feira, os jogadores embarcam para Atibaia, interior de São Paulo, onde fecham os preparativos visando a retomada do Campeonato Brasileiro.

A programação do Galo prevê ainda para esta semana um jogo-treino contra o América. A partida será na próxima quarta-feira, em local e horário a ser definido.

Uma das possibilidades é que o jogo-treino seja na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O estádio será a casa do Atlético no segundo semestre, já que o Mineirão está fechado para reformas.

De contrato novo, João Pedro corre por fora para alcançar uma vaga no time

Promovido ao profissional há cerca de dois meses, o meia João Pedro, 18 anos, já atuou em três partidas do Atlético, sendo titular em uma delas. Mas a partir de agosto, a concorrência vai aumentar. Daniel Carvalho e o equatoriano Edison Méndez passam a ficar à disposição de Vanderlei Luxemburgo. João Pedro mantém a humildade e diz que os reforços estão à frente na disputa.

“Vai ser uma briga sadia. Com certeza, eles estão na frente pela experiência, pela qualidade. Vou brigando por fora. Se não começar como titular, vou trabalhar forte para corresponder quando surgir a oportunidade”, disse, em entrevista à Rádio Itatiaia.

No primeiro coletivo da intertemporada do Atlético, sexta-feira passada, João Pedro figurou entre os titulares e ainda marcou os dois gols no empate com os reservas. “Venho trabalhando forte nesta pausa. É muito cedo para falar que sou titular. Pelo menos treinei bem, fiz gols”.

O técnico Vanderlei Luxemburgo ressaltou que João Pedro terá mais oportunidade. Se vai seguir no time, só depende dele: “Ele jogou contra o Grêmio e mostrou muita personalidade. Se vai jogar ou não, vai depender dele. Está sendo dada a oportunidade e ele está aproveitando bem”, disse.

Na semana passada, o meia foi premiado com a prorrogação de seu contrato com o Atlético. O compromisso com o clube, que iria até março de 2011, vai agora até junho de 2014.

Ricardinho espera resposta positiva do Atlético-MG depois da Copa

O Atlético-MG chegou à paralisação do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo entre as quatro equipes que ocupam a zona de rebaixamento. Assim, o meia Ricardinho avalia que o período de treinamentos será fundamental para reverter o quadro negativo e preparar a equipe para uma reação nas próximas rodadas.

“Acho que estamos aproveitando esse período em todos os sentidos, na parte física, técnica. Com a chegada de alguns jogadores, para o entrosamento. A gente está procurando aproveitar em todos os sentidos para ter uma resposta positiva na volta da Copa, já que essa não é uma colocação que o Atlético deva estar. Em relação aos pontos perdidos, não vamos conseguir retomar, mas temos de somar pontos daqui pra frente”, analisou.

O meia ressalta que o Atlético precisará reverter uma série de resultados negativos. “Estamos procurando aproveitar esse momento de treinamento para que a gente possa preparar a equipe para a volta. A gente precisa ocupar o espaço que perdemos, principalmente, nessas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Por isso, há a necessidade de nos prepararmos melhor em todos os sentidos”, observou.

Nas sete primeiras rodadas do Brasileirão, o Atlético somou apenas seis pontos e ocupa a 17ª colocação. Ao lado do atacante Muriqui, que foi negociado com o futebol chinês, Ricardinho é o artilheiro da equipe alvinegra que foi derrotada nas últimas quatro rodadas.

Com duas semanas de intertemporada, o meia vê um saldo positivo nos treinamentos. “Pesado está todo dia, a gente está tendo bons treinamentos. Estamos procurando aproveitar esse período disponível durante a Copa para podermos nos preparar para retomada do Brasileiro, já que precisamos de pontos pela colocação que estamos e estamos procurando fazer isso”, salientou.

O Atlético voltará a jogar pelo Campeonato Brasileiro em 15 de julho diante do Atlético-GO. No retorno aos jogos oficiais, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo terá a presença de jogadores que estavam contundidos e outros contratados. Entretanto, o meia Edison Méndez e o meia-atacante Daniel Carvalho terão de esperar a abertura da janela de transferências em 3 de agosto para adquirirem condição legal de jogo.

Ricardinho vê na intertemporada uma oportunidade para Vanderlei Luxemburgo armar a equipe como os novos atletas, apesar da necessidade de esperar o prazo referente à janela de transferências.

“Quando um jogador chega numa equipe, há sempre período de adaptação para a forma de esse jogador entrar na equipe. Temos de esperar esse prazo, então é importante a comissão técnica utilizar esse momento para quando esses jogadores estiverem liberados serem utilizados e aí já com algum tipo de entrosamento”, avaliou.

sábado, 26 de junho de 2010

Diego Tardelli treina com equipe pela primeira vez na intertemporada

Atacante do Atlético-MG está recuperado de lesão e participou inclusive de rachão na Cidade do Galo



O Atlético-MG fez seu último treinamento desta semana na Cidade do Galo neste sábado. A grande surpresa foi a participação do atacante Diego Tardelli, que não treinava com a equipe desde a reapresentação do elenco alvinegro e inclusive ficou de fora do coletivo da tarde de sexta-feira.

O artilheiro do último Campeonato Brasileiro está recuperado de um edema na coxa direita e participou normalmente das atividades deste sábado. Após um trabalho físico pela manhã, o elenco fez treino técnico e, no final, um rachão. Tardelli também jogou o recreativo.

Seu provável companheiro de ataque no retorno ao Brasileirão, Obina, segue em sua recuperação de cirurgia no tornozelo esquerdo. O atacante fez apenas musculação neste sábado. Outros ausentes no treino foram o goleiro Carini (dores na panturrilha esquerda), o zagueiro Lima (incômodo no músculo adutor da coxa direita) e o volante Fabiano (tendinite no tornozelo esquerdo).

O elenco terá o domingo de folga, e se reapresenta na segunda-feira na Cidade do Galo.

Luxemburgo reedita dupla com Maluf e projeta Atlético-MG mais forte

Nesta semana, o técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a trabalhar com Eduardo Maluf depois de seis anos. Com o novo diretor de futebol do Atlético-MG, o treinador conquistou a tríplice coroa (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão) no arquirrival Cruzeiro.

Em sua primeira entrevista coletiva após a contratação do dirigente, Luxa não escondeu a satisfação. “Foi uma grande contratação”, observou o treinador, que nunca escondeu que gosta de participar da contratação de jogadores.

Desde que chegou ao Atlético, ele não havia sido obrigado a conviver com um diretor de futebol. Agora com Maluf no clube, o treinador afirma que trabalhará em dupla com o dirigente. “Foi uma excelente contratação para que nós possamos juntos – não existe quem manda – fazer o Atlético ficar mais forte ainda”, disse.

O treinador trabalhou com Eduardo Maluf na sua passagem pelo Cruzeiro entre o segundo semestre de 2002 e o primeiro semestre de 2004. Com nova oportunidade ao lado do dirigente, Luxemburgo não poupou elogios ao diretor de futebol do Atlético. “É um profissional de altíssimo nível, que conhece o mercado, conhece a sua profissão, é muito tranquilo na profissão”, afirmou.

Para Vanderlei Luxemburgo, a contratação de Eduardo Maluf demonstra um novo perfil de comando no Atlético. O treinador destacou que, assim como aconteceu com ele quando foi contratado, o dirigente recusou propostas de outros clubes para acertar com o time alvinegro.

“Eu e o Maluf somos profissionais. Quando o Kalil (presidente Alexandre Kalil) foi conversar comigo, eu tinha quatro propostas muito boas, até mesmo uma de seleção que poderia estar em Copa, mas optei pelo Atlético, porque existe um planejamento. Existe uma possibilidade de crescimento. Agora, na negociação com o Maluf, ele tinha propostas de outros clubes e optou pelo Atlético, porque tem proposta de crescimento no Atlético”, destacou Luxemburgo.

Apesar de o Atlético figurar na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o treinador acredita em um crescimento do clube, o que será um resultado do planejamento implantado pelo presidente Alexandre Kalil.

“O Atlético está caminhando bem, há situações adversas do futebol, mas projetando, não tenho dúvida que o Atlético vai estar na elite do futebol brasileiro e sul-americano. Isso vai acontecer naturalmente, porque o projeto é esse”, analisou Luxemburgo.

Serginho festeja atuação em coletivo do Atlético-MG, mas prega cautela

Recuperado de cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito, o volante Serginho disputou, na sexta-feira, seu primeiro treino coletivo desde que voltou a treinar normalmente. Embora esteja retornando de lesão e não tenha disputado sequer uma partida nesta temporada, ele já ganhou vaga na equipe titular comandada por Vanderlei Luxemburgo.

O volante de 23 anos comemorou o retorno aos treinos sem qualquer incômodo. “Depois de um bom tempo parado, poder fazer o primeiro coletivo junto com o grupo é felicidade pra mim. Ocorreu tudo bem, e é o primeiro de muitos, se Deus quiser”, disse. “Quando soube que era coletivo, deu um friozinho na barriga, mas treinei bem, gostei da minha atuação. Agora é ficar firme para ajudar o grupo”, acrescentou.

No entanto, ele é cauteloso sobre a possibilidade de ser titular quando for retomada a disputa do Campeonato Brasileiro. O próximo jogo oficial será diante do Atlético-GO, em 15 de julho. “Tenho que ir passo a passo. Esse foi o primeiro coletivo. Foi muito boa a minha atuação, gostei de poder treinar por muito tempo. Já é uma alegria ter passado bem pelo coletivo”, destacou.

Sem jogar desde novembro, Serginho ainda sente dificuldades em relação ao condicionamento físico. “Na parte física, sinto um pouco quando dou pique para voltar, dá uma abafada, mas isso acontece. Com trabalho, a gente fica na melhor forma física possível. Temos um pouquinho de tempo para trabalhar e ficar 100%”, salientou.

No treinamento coletivo, Serginho se juntou ao meio-campo formado por Zé Luís, João Pedro e Ricardinho. Para o técnico Vanderlei Luxemburgo, Serginho e João Pedro darão velocidade à equipe. “A equipe mudou. Com João Pedro e Serginho, a velocidade muda. São dois jogadores que dão muita velocidade ao jogo e mudam o ritmo da equipe”, avaliou.

Serginho elogiou o companheiro de 18 anos que o auxiliará na transição entre a defesa e o ataque. “O João Pedro é um grande jogador, que acompanha o elenco agora também. Eu e ele temos a mesma característica, somos dois jogadores de velocidade, que chegam com facilidade ao ataque. Creio que ele vai ser muito bem usado no elenco profissional”, observou.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

No 1º coletivo da intertemporada, Atlético-MG apresenta três novidades

O técnico Vanderlei Luxemburgo comandou nesta sexta-feira o primeiro coletivo do Atlético-MG na intertemporada, realizada na Cidade do Galo. Sem contar com alguns jogadores, entre eles a dupla Obina e Diego Tardelli, o time alvinegro apresentou três novidades: o goleiro Fábio Costa, o volante Serginho e o meia-atacante Daniel Carvalho.

Luxemburgo escalou a equipe titular com a seguinte formação: Fábio Costa; Diego Macedo, Jairo Campos, Werley e Leandro; Zé Luís, Serginho, João Pedro e Ricardinho; Daniel Carvalho e Ricardo Bueno.

Contratado recentemente, Fábio Costa, como já antecipou Luxemburgo, será titular do Atlético na volta do Campeonato Brasileiro. O time mineiro enfrenta o xará Atlético-GO no dia 15 de julho, às 21h (de Brasília), provavelmente na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Serginho, que se recuperou de grave lesão no joelho direito, ganhou oportunidade entre os titulares nesta sexta-feira. Daniel Carvalho, que ainda busca a melhor condição física, treinou no time principal. Porém, ele só poderá atuar pelo Atlético em agosto, quando será aberta a janela de transferências internacionais.

Obina, que se recupera de cirurgia no tornozelo esquerdo, e Diego Tardelli, com problema muscular, fizeram apenas corrida em volta do campo nesta sexta-feira. Fabiano, Rafael Cruz, Lima e Fernandinho, apresentado como reforço atleticano nesta semana, trabalharam somente a parte física.

A equipe reserva treinou com a seguinte formação: Aranha; Sheslon, Samuel, Sidimar e Júnior; Jataí, Café (do time júnior), Nikão e Jackson; Jheimis e Neto Berola.

O atacante Muriqui, que vinha atuando como titular, foi liberado na quarta-feira para negociar a transferência para um clube da China, cujo nome não foi revelado pelo Atlético, que tem vínculo com o jogador até 2014.

Depois de acertar com Atlético-MG, diretor é assediado por jogadores

Enquanto se informa melhor sobre as contratações e os planos traçados pela comissão técnica e diretoria, o novo diretor de futebol do Atlético-MG, Eduardo Maluf, disse que tem sido procurado por atletas interessados em defender o clube alvinegro.

"Acertei com o Kalil na quinta-feira (17), desde então vários jogadores me ligaram, falando que gostariam de vir para o Atlético para trabalhar aqui comigo, que ficou sabendo que o Atlético mudou, está bem administrado", observou Maluf.

O dirigente atleticano acredita que o bom relacionamento com os jogadores e a forma de trabalhar pesam na hora de negociar. "Isso acontece pelo jeito de trabalhar, pela seriedade, pela honestidade, por honrar a palavra, trabalhar sempre sério", afirmou.

Eduardo Maluf foi apresentado, na quarta-feira 23, como diretor de futebol do Atlético, depois de passar mais de uma década no rival Cruzeiro. O dirigente disse que já havia conversado com Alexandre Kalil sobre as negociações imediatas de reforços.

"As coisas já vinham caminhando aqui no Atlético. Já tinha um planejamento muito bem feito entre a diretoria e a comissão técnica. O caminho vem sendo correto. Conversei com o Kalil, ele já me passou alguns detalhes em relação a negócios que estão mais avançados", destacou Maluf.

Além das contratações, o diretor disse que o Atlético pode negociar jogadores. "Na conversa que tive com o Kalil ele me passou informações, a situação financeira do Atlético hoje é invejável em comparação com muitos clubes, está equilibrado financeiramente, mas é claro que temos de fazer alguns negócios. Se aparecer uma proposta boa, e o presidente achar que deve, vamos vender. Nos meus 11 anos, o Cruzeiro foi o time que mais vendeu e mais e que mais ganhou", disse.

O presidente atleticano, Alexandre Kalil, disse que a diretoria vem trabalhando para reforçar o elenco. "Trabalhando a gente vem e muito para melhorar, para montar um Atlético forte. Mas a nossa política aqui é diferente. A gente gosta de anunciar o jogador quando está certo, esta de anunciar com 90% não vem dando certo. Mas estamos trabalhando", observou.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Muriqui está próximo de trocar o Atlético-MG por clube da China

O Atlético-MG anunciou, nesta quinta-feira, que o atacante Muriqui negocia a transferência para um clube do futebol chinês, cujo nome não foi revelado. Desde quarta-feira, o jogador, que pertence a três grupos de investidores, foi liberado dos treinos para resolver a situação.

Segundo a assessoria de imprensa do clube mineiro, Muriqui acerta detalhes finais com o clube chinês e, se tudo der certo, rescindirá o contrato com o Atlético, com quem tem vínculo até 2014.

Embora não tenha percentual sobre os direitos econômicos do jogador, que foi repassado por um grupo de investidores no inicio do ano, o Atlético receberá uma compensação financeira pelo período em que Muriqui ficou em Belo Horizonte. O valor não foi divulgado pelo clube alvinegro.

Revelado nas categorias de base do Madureira, o atacante foi contratado pelo Atlético no final do ano passado, quando se destacou no Avaí durante o Brasileirão 2009. O jogador fez 32 partidas pelo clube mineiro e marcou 11 gols.

Na quarta-feira, a assessoria de imprensa atleticana informou que Muriqui havia sido liberado do treinamento do período da tarde para se reunir com representantes dos três grupos de investimentos, que detêm os direitos econômicos do atacante, para negociar a sua venda para o futebol internacional.

Kléber é vendido; Galo leva 2,3 milhões de euros

Dono de 50% dos direitos do atacante, o Atlético acertou, nesta quinta-feira, a venda de Kléber ao Porto. Pela negociação, o Galo vai receber 2,3 milhões de euros - cerca de R$ 5 milhões.

Kléber chegou às categorias de base do Atlético em 2007. No time profissional do clube, ele teve rápida passagem. Promovido no ano passado, disputou apenas 13 jogos. Marcou um gol. Em agosto passado, foi emprestado ao Marítimo, também de Portugal. Seu contrato com o Galo iria até agosto de 2014.

Kalil diz que venda de Kléber ao Porto está bem encaminhada

O Porto fez uma nova proposta pelo atacante Kléber, jogador do Atlético que está emprestado ao Marítimo de Portugal. Alexandre Kalil aprovou. O presidente do Galo encaminhou a proposta ao Conselho Deliberativo do clube e aguarda uma resposta para anunciar o futuro do jovem atacante.

“A transação do Kléber com o Porto está muito bem encaminhada. Já passei para o Conselho a proposta que tivemos e provavelmente faremos a venda do Kléber para o Porto”, disse o dirigente, sem revelar valores.

Kléber, 20 anos, está emprestado ao Marítimo por mais uma temporada. Ele chegou às categorias de base do Atlético em 2007. No profissional, disputou 13 jogos. Marcou um gol. Seu contrato com o Galo vai até agosto de 2014. O time mineiro detém 50% dos direitos.

Tardelli

Alexandre Kalil também comentou a recusa de uma proposta por Diego Tardelli. Segundo ele, o atacante tem preço. Quem pagar o valor desejado pelo Atlético, leva: “A época do balaio acabou, aqui tem preço. Chegou uma proposta que não interessou, ela vai embora. Não quer dizer que o Tardelli não vai ser vendido. Se vier a proposta, ele vai ser vendido”, disse. Kalil avisou que o jogador só sairá do Atlético se algum clube pagar 12 milhões de euros.

Diego Souza

O Atlético ainda não desistiu de contratar o meia Diego Souza. Segundo o presidente Alexandre Kalil, se não for vendido para o exterior, ele segue nos planos do clube. “O Atlético continua interessado”, disse. Porém, Kalil evitou criar expectativas: “Mas me parece que ele foi vendido”. Diego Souza estava no Palmeiras. Seus direitos pertencem à Traffic.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Muriqui estuda propostas do exterior e pode deixar o Atlético-MG

Muriqui está prestes a deixar o Atlético-MG. O atacante foi liberado pela diretoria dos treinos desta quarta-feira para se reunir com seu grupo de empresários para estudar uma possível transferência para o exterior.

O atacante foi contratado pelo Galo no início da temporada e tem contrato até janeiro de 2014. Porém, o clube mineiro não detém dos direitos federativos do atleta.

Em 32 partidas disputadas com a camisa do Atlético, Muriqui marcou 11 gols e esteve no elenco que conquistou o título do Campeonato Mineiro. O atacante é o único jogador que participou de todos os jogos disputados pelo Galo nesta temporada.

Atlético-MG confirma acerto com diretor de futebol Eduardo Maluf

Ex-cruzeirense assinou contrato com o Galo até dezembro de 2011


Após alguns dias de negociação com Atlético-MG e Palmeiras, Eduardo Maluf, ex-diretor de futebol do Cruzeiro, decidiu permanecer em Belo Horizonte e acertou com o Galo, arquirrival celeste. No novo clube, ele também ocupará o cargo de diretor de futebol ao menos até dezembro de 2011, quando termina seu contrato. Ainda não foi confirmada a data da apresentação oficial.

Segundo a nota oficial divulgada pelo presidente Alexandre Kalil, Maluf se dedicará ao clube em tempo integral e trabalhará ao lado do técnico Vanderlei Luxemburgo. O Galo já havia tentado contratar o dirigente em novembro de 2008, quando Kalil assumiu a presidência do clube. Porém, como estava no Cruzeiro, Maluf declinou do convite.

O diretor de futebol já trabalhou no Galo no ano 2000, na época, presidido por Nélio Brant. Além das passagens pelos dois clubes rivais – Maluf trabalhava no Cruzeiro há 11 anos –, o dirigente também foi presidente do Valério de Itabira e, atualmente, trabalha também como consultor de um fundo de investimentos ligado ao futebol.

Curiosamente, durante o último Campeonato Mineiro, Eduardo Maluf e Alexandre Kalil bateram boca pela imprensa. Na época, o presidente do Atlético-MG reclamou que o Estadual estava desmoralizado, e que o torneio não importava para o Galo, independentemente do resultado final.

Imediatamente Maluf retrucou dizendo que o Campeonato Mineiro é a competição mais lucrativa para Atlético-MG e Cruzeiro, ficando atrás apenas das finais da Taça Libertadores. Alexandre Kalil não deixou por menos e falou que não iria bater boca com funcionário de clube nenhum e que só conversaria com pessoas que tivessem o mesmo cargo hierárquico, ou seja, com presidentes.

Eduardo Maluf foi desligado do Cruzeiro no dia 31 de maio. Ex-diretor das categorias de base da Raposa, Dimas Fonseca assumiu o seu lugar.

No fim de 2008, outro caso parecido movimentou a rivalidade entre clubes do mesmo estado. Paulo Carneiro, que presidiu o Vitória de 1991 a 2005, assumiu a gerência de futebol do Bahia. No entanto, a passagem do dirigente pelo rival não durou muito. Em outubro do ano passado, ele foi demitido.

Galo recusou oferta recente por Diego Tardelli

Alguns clubes da Europa continuam sua caça ao atacante Diego Tardelli, do Atlético. Na noite dessa terça-feira, o presidente do Galo, Alexandre Kalil, acionou seu Twitter para avisar à torcida que uma proposta pelo artilheiro chegou ao clube, mas foi recusada. “Tardelli não está vendido. A proposta que veio não nos interessa. Boa noite”, disse o dirigente, sem revelar de onde partiu a proposta.

Desde o início deste mês, o goleador alvinegro tem sido alvo constante de especulações e do interesse de clubes de Portugal e da Inglaterra. Porto, Benfica, Liverpool e West Ham seriam os principais interessados.

Em declarações anteriores, quando começaram a surgir sondagens pelo futebol de Tardelli, Kalil avisou que o jogador só sairá do Atlético se algum clube interessado pagar 12 milhões de euros.

Destaque do elenco

Em 2009, Tardelli se destacou ao ser o maior artilheiro do futebol brasileiro, com 42 gols. Em agosto do ano passado, Alexandre Kalil disse ter recusado uma oferta de 9 milhões de euros do Saint-Etienne, da França. Em 2010, Tardelli já marcou 16 gols, sendo sete no Campeonato Mineiro, sete na Copa do Brasil e dois no Campeonato Brasileiro.

Com dores na coxa direita, o atacante tem sido poupado nos últimos treinos do Atlético. A previsão inicial de afastamento do jogador, que se recupera de um edema na coxa direita, era de cinco dias, mas ele completou nove dias sem treinar com o restante do elenco na intertemporada atleticana.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Fernandinho é apresentado nesta terça na Cidade do Galo

Lateral-esquerdo chega confiante em retomar o sucesso na carreira

A diretoria do Atlético-MG apresentou o lateral-esquerdo Fernandinho, que estava no Cruzeiro. O jogador, de 29 anos, chegou prometendo empenho nos treinamentos. No Cruzeiro, Fernandinho conviveu com muitas contusões, o que atrapalhou bastante a sua sequência de jogos. Indicado pelo técnico Adilson Batista, o jogador era escalado na lateral esquerda e também no meio-campo. Talvez por causa da inconstância apresentada, o atleta nunca foi totalmente aceito pela torcida cruzeirense.

Fernandinho chegou ao Galo destacando a estrutura da equipe. A Cidade do Galo impressionou o jogador, que já estava acostumado a treinar na Toca da Raposa II, também considerado um dos melhores centros de treinamentos do Brasil.

- É muito bom trabalhar em um clube com essa estrutura. Eu não tinha noção, só mesmo vindo aqui para ver – disse Fernandinho.

O novo contratado do Galo afirmou que espera iniciar uma nova etapa em sua carreira. Melhorar o condicionamento físico é o principal objetivo de Fernandinho, que voltou recentemente de uma lesão muscular.

- O pensamento é fazer excelentes jogos e conquistar títulos. O Atlético-MG está montando time para isso. Espero que, com essa intertemporada, eu possa ficar bem fisicamente para contribuir bastante. O grupo tem muita qualidade, e isso é muito importante no Campeonato Brasileiro.

O Galo segue em treinamento na Cidade do Galo, se preparando para o retorno do Brasileirão, no dia 14 de julho, contra o Atlético-GO, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Uma semana antes da volta aos gramados, o elenco viajará a Atibaia, no interior de São Paulo, onde encerrará a intertemporada.

Fernandinho se mostrou um dos mais animados para iniciar os treinamentos.

- Estou muito feliz por essa nova vida aqui no Atlético-MG, um grande clube, que vai brigar por títulos. Estou construindo uma família, tenho filho pequeno, e minha família vai poder continuar aqui em Belo Horizonte, então, o mais importante é que acho que fiz uma grande escolha.

Ficha do atleta

Nome: Fernando Alves Santa Clara – Fernandinho
Data de nascimento: 16/4/1981 (29 anos)
Local de nascimento: Ilhéus (BA)
Posição: lateral-esquerdo
Altura: 1,72m
Clubes: Catuense-BA (1997), Vitória-BA (1997/2002), Porto-POR (2000/2001), Caxias-SC (2003), Paraná-PR (2003), Criciúma-SC (2004), Vasco-RJ (2005), Criciúma-SC (2006/2007), Cruzeiro-MG (2008/2010)
Títulos: Campeonato Baiano (1997, 1999, 2000 e 2002), Campeonato Brasileiro da série C (2006), Campeonato Mineiro (2008 e 2009)

Sétimo maior artilheiro da história do Galo fará estágio com Luxemburgo

Um velho conhecido da torcida atleticana vai passar os próximos dias na Cidade do Galo. Guilherme, atacante que defendeu o clube entre 1999 e 2003, fará um estágio com Vanderlei Luxemburgo. Ele terá de se adaptar ao ‘novo estilo’ do treinador de orientar as atividades, uma vez que Luxemburgo fraturou a tíbia direita, durante um rachão, e ficará com a perna imobilizada nos próximos dias.

“Vou aprender muitas coisas boas com o Vanderlei. Quero aproveitar ao máximo o período que vou estar aqui. De tudo que for possível, quero aprender um pouco. Tenho que estar atento ao que esta acontecendo”, disse.

Guilherme, 36 anos, tem seu nome marcado na história do Atlético. Em 205 jogos, marcou 139 gols, tornando-se o sétimo maior artilheiro da história do clube. Com a camisa alvinegra, formou dupla de sucesso com Marques, principalmente em 1999, quando marcou 28 gols em 27 partidas pelo Campeonato Brasileiro.

Sobre Marques, que se aposentou após o Campeonato Mineiro deste ano, Guilherme espera marcar presença em um possível jogo de despedida: “Se ele fizer o jogo de despedida e for outra dupla, não vai valer a despedida. Estou me preparando há dois meses para não fazer feio. Não vou correr muito, mas se sobrar, vou marcar”.

Já sobre o futuro do Atlético, o ex-atacante vê sucesso, apesar da presença da equipe na zona de rebaixamento, depois de sete rodadas disputadas do Brasileirão: “No ano passado, disse que o time iria brigar por vaga na Libertadores. Este ano, acho que a briga é pelo titulo, não tenho dúvida nenhuma. Essa colocação de agora é passageira. O Atlético vai brigar por títulos até o final do ano”.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Galo anuncia sua 17ª contratação para a temporada

Fernandinho assina contrato até o restante da temporada

Aprovado nos exames médicos, o lateral-esquerdo Fernandinho assinou, nesta segunda-feira, contrato com o Atlético até o final deste ano. O ex-jogador do Cruzeiro será apresentado nesta terça-feira, na Cidade do Galo.

Fernandinho é a 17ª contratação do clube para a temporada. O alvinegro já apresentou este ano: Leandro (lateral-esquerdo), Rafael Cruz e Diego Macedo (laterais-direito), Jairo Campos, Cáceres e Lima (zagueiros), Zé Luís (volante), Daniel Carvalho (meia) Muriqui, Obina, Ricardo Bueno, Neto Berola e Nikão (atacantes), Marcelo e Fábio Costa (goleiros).

Além deles, o Atlético já acertou a contratação do meia equatoriano Edison Méndez, da LDU, que se apresenta ao clube no começo de julho.

A 18ª contratação está encaminhada. O atacante Reinaldo, ex-jogador de Grêmio e Botafogo, tratou na Cidade do Galo de uma lesão e aguarda a recuperação física para assinar com o clube.

Obina e Rafael Cruz deixam DM do Atlético, que só cuida de Luxemburgo

A fratura na tíbia da perna direita de Vanderlei Luxemburgo atrapalhou os planos do departamento médico do Atlético-MG, que era de começar a semana totalmente vazio. De acordo com o médico Otaviano de Oliveira Júnior, o atacante Obina, que estava em recuperação de cirurgia, e o lateral-direito Rafael Cruz, com lesão muscular, serão liberados e iniciarão os trabalhos de condicionamento físico.

“Planejamos iniciar a semana sem nenhum atleta no departamento médico, os dois últimos que estavam lá, o Rafael Cruz, se recuperando de lesão muscular, e o Obina já estavam em fase final. Fica agora somente o treinador aos nossos cuidados. A previsão é que nenhum atleta esteja no departamento médico”, comentou Otaviano Júnior. “Será atenção exclusiva”, acrescentou.

Vanderlei Luxemburgo fraturou a tíbia da perna direita em um lance com o volante Fabiano, seu genro, em um treino recreativo, o popular rachão, disputado na tarde do último sábado, na Cidade do Galo, em Vespasiano. Otaviano Júnior chegou a pensar que fosse brincadeira do treinador, mas a fratura foi confirmada em exame radiográfico no hospital Mater Dei.

Em princípio, segundo o médico atleticano, Luxemburgo fará tratamento conservador, permanecendo por até 20 dias com o gesso mais longo. Depois disso, ele será reavaliado e a forma de imobilização poderá ser modificada. No geral, o treinador deverá permanecer com a perna direita imobilizada por dois meses.

Na semana passada, quando o Atlético-MG iniciou a sua intertemporada, o técnico Vanderlei Luxemburgo recebeu dois jogadores que foram liberados pelo departamento médico, depois de se recuperarem de operações: o volante Serginho e o atacante Reinaldo, que, mesmo não sendo jogador atleticano, estava fazendo tratamento no clube.

O atacante tinha um acordo firmado com o Atlético-MG e como se recuperou deverá assinar contrato. “O Reinaldo está totalmente recuperado da cirurgia no ligamento cruzado”, avaliou o médico Otaviano Júnior. O zagueiro Lima, que já vem atuando normalmente, também passou por um período de recuperação, antes de assinar seu contrato.

Contratado junto ao Atlético-GO, ainda durante o Campeonato Mineiro, o lateral-direito Rafael Cruz não conseguiu estrear. Ele chegou à Cidade do Galo com deficiência física e sofreu uma lesão muscular. Recuperado, o jogador participará do restante da intertemporada atleticana.

Já Obina recuperou-se de cirurgia nos ligamentos laterais do tornozelo esquerdo. O atacante, que era titular e vivia bom momento sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, machucou-se em 1º de abril, no primeiro minuto da goleada sobre a Chapecoense por 6 a 0, pela Copa do Brasil.

domingo, 20 de junho de 2010

Após Coelho, zagueiro Benítez será o próximo a deixar o Atlético-MG

Depois do lateral-direito Coelho, que teve a rescisão de seu contrato com o Atlético-MG anunciada na última sexta-feira, outro jogador está de saída do clube mineiro. É o zagueiro paraguaio Pedro Benitez, que não está nos planos do técnico Vanderlei Luxemburgo, e deverá se reunir na segunda-feira com a diretoria atleticana para rescindir o seu compromisso.

A informação foi dada pela assessoria de comunicação do Atlético-MG. Neste sábado, antes de fraturar a tíbia da perna direita, em uma disputa de bola com o seu genro Fabiano, durante o rachão, Luxemburgo foi procurado por Benítez querendo saber sobre a sua situação.

O zagueiro paraguaio, contratado ano passado, está perto de ver encerrado o seu contrato. Como vários jogadores nessa situação não tiveram seus vínculos renovados, ele tomou a iniciativa de saber se estava nos planos. Como ouviu uma resposta negativa, acertará a saída oficial do clube.

A saída de Benítez é mais uma etapa da reformulação que vem acontecendo no elenco atleticano, processo que Luxemburgo prefere chamar de adequação ou de transição. Antes dele e de Coelho, já deixaram o elenco alvinegro os volantes Jonílson, Carlos Alberto e Correa, os meias Renan Oliveira e Evandro, além do atacante Marques, para citar apenas os atletas que atuavam regularmente com Luxemburgo.

Em contra-partida, o Atlético-MG contratou o meia equatoriano Edison Mendez, o meia-atacante Daniel Carvalho, o lateral-direito Diego Macedo, os atacantes Neto Berola e Ricardo Bueno, o goleiro Fábio Costa, além do retorno de Serginho, Obina e Rafael Cruz, que estavam contundidos. O lateral-esquerdo Fernandinho, que estava no rival Cruzeiro, está realizando exames médicos e pode ser contratado também pelo clube atleticano.

sábado, 19 de junho de 2010

Em disputa com genro, durante rachão, Luxa fratura tíbia direita

do Galo, em Vespasiano, fechando a programação de treinamentos da primeira semana de intertemporada do Atlético-MG, o técnico Vanderlei Luxemburgo acabou sendo a baixa médica. Ao brincar com o volante Fabiano, seu genro, ele levou uma pancada na perna direita e fraturou a tíbia direita.

Imediatamente, o treinador foi examinado pelo médico Otaviano de Oliveira Júnior, no departamento médico da Cidade do Galo, que imobilizou o local. Vanderlei Luxemburgo foi encaminhado ao Hospital Mater Dei, para realizar exames mais detalhados.

De acordo com a assessoria de comunicação do Atlético-MG, os exames confirmaram a fratura. O local foi engessado e a previsão é que permaneça assim por um período entre 15 e 20 dias. O treinador terá de caminhar com o auxìlio de muletas.

A fratura aconteceu na fase final do treino recreativo realizado pelos jogadores atleticanos, na parte da tarde. Pela manhã, os jogadores tinham trabalhado fisicamente, na caixa de areia, sob o comando do preparador Antônio Mello.

A atividade recreativa deste sábado, em que Luxemburgo se contundiu, fechou a primeira semana de intertemporada do Atlético, após uma semana de folga para o elenco alvinegro. Os trabalhos aconteceram em horário integral, entre terça-feira e sábado. A reapresentação aconteceu na tarde de segunda-feira.

Neste domingo, os jogadores atleticanos e também os integrantes da comissão técnica terão folga. Na segunda-feira, voltará a ter treinos em dois períodos. Nos planos de Luxemburgo, antes da contusão, estavam previstos a intensificação dos treinos com bola.

Luxa revela recusa de propostas e quer renovar contrato com Atlético-MG

Depois de negar convite para assumir o Málaga, da Espanha, o técnico Vanderlei Luxemburgo revelou ter recebido propostas de outras equipes, algumas que ele considerou interessantes financeiramente. Porém, o treinador garantiu que seguirá o seu trabalho no Atlético-MG e falou até em antecipar renovação de seu contrato.

“Do Málaga não recebi. Tive propostas para sair, até em nível financeiro bom. Mas disse que minha proposta é ficar no Atlético. Nós não somos mercenários, mas profissionais. A gente ouve propostas. Eu é que decido se vou ou não”, afirmou Vanderlei Luxemburgo.

O treinador manteve o discurso que seguirá o projeto traçado junto com o presidente atleticano Alexandre Kalil. “Sou um homem de projeto. O meu projeto é levar o Atlético a conquistas importantes. Estamos fazendo nosso trabalho em cima disso. Meu limite de contrato é até fim do ano que vem, e nesse prazo vou fazer o Atlético ganhar coisas importantes. As coisas têm que ser feitas em cima de projeto”, destacou Luxemburgo.

O treinador afirmou também o desejo de renovar o seu contrato com o Atlético-MG, que tem duração de dois anos e irá até dezembro de 2011. Porém, para isso acontecer, o presidente Alexandre Kalil terá de conquistar a reeleição, já que o seu mandato terminará à mesma época do contrato de Luxemburgo.

“Meu pensamento é cumprir o contrato e renová-lo com o Atlético. Quero levar o Atlético à elite do futebol sul-americano. Quero ter um projeto a longo prazo, levar todo ano a equipe para a Libertadores, porque quando você disputa a competição várias vezes seguidas é mais fácil de ser campeão, você já se acostuma com a competição”, comentou Luxemburgo.

Para alcançar o objetivo de classificação para a Libertadores, entretanto, o técnico atleticano precisará melhorar o seu aproveitamento no Campeonato Brasileiro. O time mineiro está na zona de rebaixamento, com apenas seis pontos. Outra opção é buscar o título inédito da Sul-Americana, competição que este ano dará pela primeira vez vaga à Libertadores.

Diego Macedo admite estar devendo e quer reencontrar seu futebol

Sem a concorrência de Coelho, que deixou o Atlético-MG, o lateral-direito Diego Macedo espera ter a oportunidade de reencontrar o mesmo futebol exibido no Bragantino, no último Campeonato Paulista, e que chamou a atenção da equipe atleticana. “Sei que ainda estou devendo”, salientou.

Para Diego Macedo, não é este o futebol que ele apresentou no Bragantino. “Quero melhorar para ser titular, vim para o Atlético-MG com esse pensamento”, comentou o jovem jogador, que foi utilizado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, em algumas partidas do Brasileiro, como volante.

Diego Macedo garantiu não estar preparado com a pressão que deverá sofrer. “Vim preparado para ter qualquer tipo de cobrança, me preparei psicologicamente para defender um clube grande como o Atlético e sei que a pressão e a cobrança serão grandes”, afirmou o lateral-direito.

Ele considera muito importante ter a confiança do técnico Vanderlei Luxemburgo. “Dá uma grande motivação para a gente treinar, espero que ele observe com carinho os treinos e que eu consiga mostrar o meu valor para ser titular”, ressaltou.

Além de Diego Macedo, que deve ser o titular, Vanderlei Luxemburgo tem mais dois jogadores para a lateral direita. Um deles é Rafael Cruz, que foi contratado antes de Macedo, junto ao Atlético-GO, mas se contundiu e ainda não estreou. Outra opção é Sheslon, jogador revelado na base atleticana.

Para Luxa, não há reformulação no Atlético-MG: "Para mim, é uma adequação"

Apesar da queda de rendimento do Atlético-MG neste início de Campeonato Brasileiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo disse, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, que as mudanças no elenco alvinegro estão dentro do que foi planejado com a diretoria.

“Estamos fazendo um processo de adequação no elenco, o que é normal quando se visa a afazer um trabalho de longo prazo. Acho complicador falar que é uma reformulação. Para mim, é uma adequação”, observou o treinador.

Para Luxemburgo, o planejamento está dentro do esperado, embora admita que nem sempre é possível se conseguir tudo. “Tem de fazer aquilo que o Atlético pode fazer e na velocidade que é possível. Às vezes a gente pensa em fazer uma coisa e não é possível. Mas estou satisfeito com a forma que está sendo feito. Está indo tudo bem, dentro do que planejamos”, afirmou.

O treinador atleticano aposta em reforços para a sequência do Brasileirão depois da Copa do Mundo da África do Sul. O clube contratou o meia equatoriano Edison Méndez, o meia-atacante Daniel Carvalho, o lateral-direito Diego Macedo, os atacantes Ricardo Bueno e Neto Berola, e o goleiro Fábio Costa. Além disso, o volante Serginho, que se recuperou de grave lesão no joelho direito, entrou nos planos.

“Contratamos o Méndez, o Daniel Carvalho, o Diego Macedo, temos a volta do Serginho, então são sete jogadores que teremos para o segundo semestre, e isso é um número significativo. Estamos abrindo espaço para alguns juniores, então estamos acertando o elenco aos poucos”, disse Luxemburgo.

O treinador admitiu que será preciso reforçar o elenco dentro da possibilidade do clube. “Temos jogadores de nível que foram indicados pela comissão. Estamos contratando. Tem gente que cobra que contratemos mais. Mas contratar quem? Com que dinheiro? O elenco está sendo planejado. Estou gostando bastante da forma que vem sendo feito”, ponderou.

O Atlético está perto de acertar a contratação do lateral-esquerdo Fernandinho, que se desligou do Cruzeiro recentemente. O jogador já realizou exames médicos e, se for aprovado, deve assinar contrato.

“Estamos analisando tudo que é preciso em termos de contratação. Ele (Fernandinho) já realizou os exames e, quando acertar, passaremos para vocês o que é necessário”, disse Luxemburgo.

Em sete rodadas do Brasileirão, o Atlético venceu apenas duas vezes e sofreu cinco derrotas, com aproveitamento de 29%. Com seis pontos somados em 21 possíveis, o time mineiro caiu para o 18º lugar (antepenúltimo) e entrou para a zona de rebaixamento à Série B.

Luxa quer Arena do Jacaré como 'caldeirão' inspirado na Vila Belmiro

O técnico Vanderlei Luxemburgo quer transformar a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, estádio em que o Atlético-MG vai mandar os seus jogos enquanto o Mineirão estiver fechado, em um “alçapão”. Para o treinador, o melhor modelo é a Vila Belmiro, em Santos.

“Vamos fazer um alçapão para pressionar o adversário. Eu planejei ali como a Vila Belmiro. Vocês viram o clima criado lá no jogo contra o Santos, um clima totalmente a favor do Santos. É duro vencer lá”, afirmou Luxemburgo, referindo-se ao triunfo santista por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, que eliminou o time mineiro da Copa do Brasil.

De acordo com Vanderlei Luxemburgo, o adversário que não tiver personalidade não vai conseguir jogar na Arena do Jacaré. “Aquilo ali para mim vai se tornar um alçapão do Galo, vai caber 25 mil pessoas e tenho certeza que a torcida vai lotar todo jogo para apoiar o time”, destacou.

O experiente lateral-esquerdo Júnior também está convicto do apoio do torcedor atleticano. Mas ele admite que sentirá saudades do Mineirão. “O Mineirão é a nossa casa, é um campo amplo, que facilita o nosso jogo, mas agora é Sete Lagoas. Vamos estar lá”, afirmou.

“Ele (Luxemburgo) falou que é um estádio bom, que a arquibancada fica próxima, vai virar um caldeirão, temos de fazer de lá a nossa casa”, destacou Júnior.

O experiente jogador espera que a torcida atleticana compareça a Sete Lagoas a cada jogo. “Não é tão longe de Belo Horizonte, em uma hora o pessoal daqui chega até lá, vão se juntar aos torcedores de Sete Lagoas e vão montar um grande estádio, vamos procurar reencontrar os resultados e tornar o Atlético forte lá”, enfatizou.

Vanderlei Luxemburgo satisfeito com primeira semana depois do descanso

Treinador do Atlético-MG gostou da disposição dos jogadores. Atletas estão aproveitando para aprimorar a parte física

A primeira semana depois da reapresentação dos jogadores do Atlético-MG foi proveitosa segundo Vanderlei Luxemburgo. O comandante está satisfeito com o empenho demonstrado pelos atletas.

- A semana foi muito boa, o pessoal está se empenhando, trabalhando bastante. Tenho procurado mais olhar e deixar mais o Mello (preparador físico) atacar mais na parte física, criar uma base boa. Na semana que vem, já começamos a fazer um trabalho mais direcionado para a parte tática e técnica. Já fiz uma parte, introduzindo um pouco de cruzamento, finalização, uma serie de coisas. A semana foi muito boa, bem proveitosa – afirmou Luxa, em entrevista ao site oficial do clube.

A primeira semana da intertemporada se encerra neste sábado, com treinamento em dois períodos, às 10h e às 16h. Na próxima semana, a programação terá atividades em dois períodos de segunda-feira a sábado.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Luxa confirma pedido de amistoso do Atlético na Arena do Jacaré

O técnico Vanderlei Luxemburgo confirmou a solicitação à diretoria do Atlético-MG a marcação de um amistoso na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, estádio em que o Atlético-MG mandará seus jogos enquanto o Mineirão estiver fechado para obras visando a Copa do Mundo de 2014. Ele quer acostumar os jogadores ao local, antes do primeiro jogo oficial, que será contra o Atlético-GO, pelo Brasileirão.

A partida diante do time goiano está marcada para o dia 15 de julho, às 21h, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, que encontra-se parado por causa da disputa da Copa do Mundo que está sendo disputada na África do Sul. Para Luxemburgo, será importante um amistoso antes desse jogo oficial para os atletas conhecerem melhor o gramado.

“O gramado está bom, mas acho que precisa de jogo”, observou Luxemburgo. “Um jogo antes da partida contra o Atlético-GO será importante para a gente sentir o gramado, já ir se acostumando com o campo, mas gostei muito do que vi”, acrescentou.

O treinador atleticano lembra que a Arena do Jacaré ainda não está pronta. “Faltam detalhes de arquibancada, de vestiário, mas gostei na visita que fiz ontem (quinta-feira) lá”, afirmou Vanderlei Luxemburgo.

O técnico do Atlético-MG ficou satisfeito com a evolução das obras. Segundo Luxemburgo, os responsáveis pela administração do estádio lhe informaram que a Arena do Jacaré estará apta a receber partidas em junho. Assim, o Atlético analisa a possibilidade de disputar um amistoso em Sete Lagoas antes do retorno do Campeonato Brasileiro.

O Atlético terá de jogar longe do Mineirão ao menos até 2013, quando está prevista a conclusão das obras. Antes da Copa do Mundo de 2014, o estádio da Pampulha receberá partidas da Copa das Confederações. Na sua despedida do Mineirão, o time atleticano foi derrotado pelo Ceará, por 1 a 0. O alvinegro perdeu também a sua penúltima partida, por 3 a 1, para o Fluminense.

Luxemburgo confirma Fábio Costa como titular do gol atleticano

O técnico Vanderlei Luxemburgo revelou, nesta sexta-feira, na Cidade do Galo, em sua primeira entrevista após a reapresentação dos jogadores atleticanos, que o goleiro Fábio Costa, que se apresentou na última segunda-feira, foi contratado para jogar. “Não tem porque contratar o Fábio, com a história dele, para disputar posição”, justificou o treinador.

Luxemburgo disse que é “bem prático nessas coisas”. “Eu contratei o Marcelo, dei a ele a condição e jogou os jogos que achávamos que deveria jogar e agora achei melhor trazermos um outro goleiro, o Fábio chegou aqui para jogar”, explicou.

O técnico do Atlético-MG, no entanto, fez questão de ressaltar que a permanência de Fábio Costa como titular depende do jogador e não do treinador. No caso de Marcelo, que estava no Bahia e que foi contratado para a disputa do Brasileiro, a situação de dono da camisa 1 durou apenas quatro jogos.

Marcelo estreou na vitória sobre o Atlético-PR, por 3 a 1, e continuou como titular nas derrotas para Vitória (4 a 3), Fluminense (3 a 1) e Grêmio (2 a 1). Depois de sofrer 10 gols em quatro partidas, ele perdeu a posição para Aranha, que voltou a ser titular na derrota por 1 a 0 para o Ceará.

Já no recesso do Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo da África do Sul, Fábio Costa foi contratado. “Se vai jogar ou não vai jogar, isso é outra história. Vai ser dada oportunidade como foi dada ao Marcelo, se vai ter continuidade ou não, não pertence a mim, mas ao próprio jogador”, ressaltou o técnico atleticano.

Maluf decide na 2ª feira se vai para Atlético-MG, Palmeiras ou Flamengo

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira, o ex-diretor de futebol do Cruzeiro, Eduardo Maluf, revelou que mantém negociação com três clubes do futebol brasileiro: Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras. O dirigente disse, no entanto, que decidirá somente na próxima semana, provavelmente na segunda-feira, onde trabalhará.

Disputado pelos três clubes, que usam diferentes artifícios para levar o disputado dirigente, Maluf foi procurador pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão, que acertou com o Palmeiras, e pelo vice-presidente do Flamengo, Hélio Ferraz. Nesta sexta-feira, ele se reunirá com o presidente do Atlético, Alexandre Kalil.

“Desde quando saí do Cruzeiro, recebi proposta de muitas equipes do futebol brasileiro. Nestes 15 dias, seis equipes tops do futebol brasileiro me procuraram e mostraram interesse na minha contratação”, observou Eduardo Maluf, que trabalhou 12 anos no Cruzeiro.

Antes de decidir o futuro, Maluf ouvirá a proposta do Atlético, onde já trabalhou. “Vou me reunir hoje (sexta-feira) com o (Alexandre) Kalil, vou conversar com ele e só irei anunciar a minha decisão no início da próxima semana, provavelmente na segunda-feira”, afirmou.

Segundo o dirigente, ele já havia sido procurado pelo Atlético no início do ano. “O Kalil me ligou em janeiro, logo quando acertou com o Vanderlei, disse que queria contar comigo no projeto, eu disse a ele que não poderia sair do Cruzeiro, tinha um contrato com o Cruzeiro e o Perrella pediu para eu ficar, era um momento importante político do Cruzeiro e eu decidi aceitar e fiquei no Cruzeiro”.

Segundo Eduardo Maluf, o primeiro clube a procurá-lo logo depois de ter saído do Cruzeiro, no dia 31 de maio, foi o Palmeiras. Felipão ligou e pediu para que ele acertasse com o clube.

“Conversei na semana passada com o Felipão. Antes de ele acertar com o Palmeiras ele me ligou, disse que estava junto com o Beluzzo (Luiz Gonzaga Beluzzo, presidente do Palmeiras) e que ele queria que eu fosse para o Palmeiras. Não falei nada antes pois ele ainda não havia anunciado oficialmente o seu acerto com o Palmeiras”, explicou Eduardo Maluf.

Do Flamengo, Maluf recebeu proposta para formar dupla com Zico, ídolo e agora dirigente do clube carioca. “Conversei com o vice-presidente (Hélio Ferraz) depois que eles contrataram o Zico. Ele me disse que achava interessante a minha ida para lá, para fazer uma composição com o Zico e me fez uma proposta”, comentou o dirigente, acrescentando que há havia sido procurado pelo Flamengo, no início deste ano.

O terceiro clube interessado em contratar o dirigente é o Atlético-MG, rival do Cruzeiro. Segundo Maluf, após a sua saída do time celeste, o presidente Alexandre Kalil entrou em contato com ele para iniciar as negociações. Os dois dirigentes irão se reunir nesta sexta-feira.

“Recebi ligação do Kalil, depois que sai do Cruzeiro, depois o técnico Vanderlei Luxemburgo entrou em contato comigo, disse que o Kalil tem o interesse de me contratar e que ele endossava isso. Tenho uma relação muito boa com Luxemburgo, fizemos um trabalho muito bom no Cruzeiro em 2003, conseguimos as maiores conquistas do futebol brasileiro”, explicou Eduardo Maluf.

Maluf disse que a escolha levará em conta a estrutura que os clubes oferecerão a ele. “O que tenho analisado é o projeto. É muito diferente você ser gerente de futebol, ou diretor de futebol e, no Cruzeiro, eu fazia todas estas funções e ainda tinha a função que era exercida pelo Alvimar Perrella quando ele saiu. Não quero ter tudo isso no clube, mas analiso um projeto, pois isso é muito importante e tive tudo isso nos 12 anos de Cruzeiro”, observou.

Além dos outros três clubes, Eduardo Maluf também foi procurado pelo Internacional, Corinthians e Fluminense. Porém, a sua decisão está entre Palmeiras, Atlético e Flamengo.

Atlético-MG rescinde com Coelho e pode anunciar Fernandinho, ex-Cruzeiro

O lateral-direito Coelho, cujo contrato se encerraria em 30 de agosto, não veste mais a camisa do Atlético-MG. O jogador acertou na quinta-feira a rescisão contratual. A diretoria atleticana está perto, no entanto, de contratar outro reforço para a sequência do Campeonato Brasileiro. O lateral-esquerdo Fernandinho, que recentemente se desligou do Cruzeiro, já realiza exames médicos.

De acordo com a assessoria de imprensa do Atlético, Coelho reuniu-se com a diretoria na quinta-feira e encerrou sua terceira passagem pelo clube mineiro. O lateral foi contratado em 2007, emprestado pelo Corinthians, e deixou boa impressão.

O lateral voltou ao Atlético em 2008. A terceira passagem teve início em agosto do ano passado. Pouco aproveitado pelo técnico Celso Roth, Coelho chegou a ser aproveitado por Vanderlei Luxemburgo antes de se machucar durante o Campeonato Mineiro. Ao todo, ele disputou 92 jogos e marcou 13 gols com a camisa alvinegra.

Enquanto Coelho se despede da torcida atleticana, Fernandinho negocia com o Atlético e, se for aprovado nos exames, deve assinar contrato. O lateral-esquerdo defendeu o arquirrival Cruzeiro por três anos e, em 7 de junho passado, acertou a saída do clube celeste.

Fernandinho, que tinha contrato até 17 de junho, chegou ao Cruzeiro em junho de 2007, conquistou duas vezes o Campeonato Mineiro e passou por duas cirurgias no joelho esquerdo. O lateral de 29 anos disputou 77 jogos e marcou oito gols pelo time celeste.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Na mira do Galo, Maluf falará sobre o seu futuro nesta sexta-feira

O dirigente esportivo Eduardo Maluf concederá entrevista coletiva à imprensa nesta sexta-feira, às 10h, no Hotel Ouro Minas, Belo Horizonte, e provavelmente anunciará a sua ida para um novo clube.

Maluf foi dispensado oficialmente pelo Cruzeiro em 31 de maio, depois de trabalhar dez anos no clube, de forma ininterrupta, nas administrações de Zezé Perrella, atual presidente, e de seu irmão, Alvimar de Oliveira Costa, sempre na função de diretor de futebol.

Anteriormente, Maluf havia sido presidente do Valério de Itabira e teve passagens por Cruzeiro e Atlético como diretor de futebol.

Nos últimos dez anos, ele se tornou um dos principais dirigentes esportivos do Brasil. Desde o ano passado, Maluf também trabalha como consultor do Soccer BR1, fundo de investimento ligado ao Banco BMG, de propriedade do ex-presidente do Atlético, Ricardo Guimaarães.

Ao ser dispensado pelo Cruzeiro, Eduardo Maluf recebeu propostas de diversos clubes brasileiros, dentre eles Palmeiras e Atlético.

De volta às entrevistas, Souza revela propostas de Flamengo e Atlético-MG

"Aí pessoal, eu estou de volta", alertou Souza logo que saiu do vestiário para a sala de conferências do Olímpico na manhã desta quinta-feira. O meia voltou a conceder entrevistas para falar em retorno, e não em lesões, como as últimas. Franco, como de costume, Souza lançou boas frases e não escondeu sondagens de equipes brasileiras, mas reforçou o foco total no Grêmio.

"Eu sou bem franco, é por isso que vocês gostam das minhas entrevistas", sorriu o meia. Entre outras colocações animadas, o jogador se disse com saudade do contato com a imprensa. "Eu estava com saudade, a gente fica sempre chateado, estamos acostumados com as coisas. infelizmente você fica meio esquecido, quando está machucado. Mas, a alegria voltou e tudo vai acontecendo naturalmente. Não tinha aquela música "O Obina voltou", agora é "O souza voltou", e espero voltar com a mesma dedicação", comentou.

Souza rompeu os ligamentos do joelho esquerdo no final de janeiro, precisou passar por uma complicada cirurgia, mas prometeu voltar aos gramados quando o Brasileirão recomeçar.

No período em que esteve parado, o meia recebeu várias ligações e propostas, inclusive de times brasileiros. "Eu sou bem sincero no que falo. Houve sim, uma sondagem do Japão, ou da Coreia, de clubes do Brasil e da Arábia. Não quero dizer quem me procurou na Arábia para poupar a pessoa, mas no Brasil foi o Flamengo e o Atlético-MG. Mas meu pensamento é voltar e ser campeão pelo Grêmio. Nenhum time fez eu mudar minha opinião. Eu gostei de Porto Alegre, do clube, me identifiquei muito com o torcedor, minha família está muito bem aqui e meu pensamento está somente no título", disse.

Souza entrará na acirrada briga por uma vaga no meio campo do Grêmio. Além dele, Silas conta com Douglas, Maylson, Hugo, Leandro e Mithyuê.

Os jogadores do Grêmio realizarão o primeiro treinamento co bola da intertemporada na tarde desta quinta-feira. Por os campos do Olímpico estarem interditados, a atividade será realizada no Hipódromo Cristal, onde treinam as escolinhas do time tricolor.

João Pedro não teme perder espaço com concorrência maior no Atlético-MG

Para a disputa do restante do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana, o Atlético-MG contratou os meias Daniel Carvalho e Edison Méndez. A chegada dos dois atletas para o setor não incomoda João Pedro, que ganhou espaço na equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo.

O jogador de 18 anos avalia que é “muito novo para querer ser titular absoluto”. “Acho que não cheguei a conquistar uma titularidade ou ser intocável no grupo. Mesmo com os jogadores que estão chegando, como o Méndez, o Daniel e o Serginho, que está voltando, vou trabalhar do mesmo jeito. É muito cedo em pensar ser titular absoluto”, afirmou.

Incorporado ao elenco profissional nesta temporada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, João Pedro disputou três partidas e foi titular em uma delas, na derrota por 2 a 1 para o Grêmio, em Porto Alegre. Naquela partida, o meia foi expulso nos minutos finais e desfalcou a equipe na derrota por 1 a 0 para o Ceará, no Mineirão, no último jogo antes da paralisação do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo.

Apesar das contratações de dois meias, João Pedro pode ter novas oportunidades como titular assim que for retomada a disputa do Brasileirão. Como Daniel Carvalho e Méndez atuavam no exterior terão de aguardar a abertura da janela de transferências em agosto para poderem jogar. Dessa forma, os dois atletas perderão cinco rodadas do Campeonato Brasileiro.

Diante das dificuldades que Vanderlei Luxemburgo terá para armar o meio-campo atleticano nesse período, João Pedro espera voltar ao time. “Não é nem pela carência, mas pela vontade de jogar mesmo. Respeito os companheiros e vou trabalhar para conseguir jogar. Sei que vai ser difícil, sou muito novo para querer ser titular, mas vou me esforçar para estar preparado quando surgir a oportunidade”, observou.

No começo de carreira, o meia se apoia nos conselhos de jogadores veteranos para conseguir rápida adaptação ao time profissional. “A gente vai conversando. Lá dentro a intensidade do jogo é totalmente diferente, o psicológico vai a mil e eles vão passando calma. Importante é estar bem de cabeça para jogar. O Ricardinho conversou bastante comigo e fiquei tranquilo para entrar”, comentou.

Além do meia Ricardinho, o volante Zé Luís e o assistente de Vanderlei Luxemburgo, Freddy Rincón, também deram conselhos ao jovem jogador. “Tenho que pegar experiência, converso com o Zé e tento pegar experiência com ele. Conversei com o Freddy antes do jogo com o Grêmio e ele me passou algumas dicas. Não tenho experiência nenhuma na equipe profissional, tenho que aprender muito ainda e, conversando com eles, acho que vou conseguir”, destacou João Pedro.

Luxemburgo é cotado para treinar o Málaga, da Espanha, diz jornal

O atual técnico do Atlético-MG, Vanderlei Luxemburgo, foi colocado em meio a rumores de que pode dirigir clube espanhol. Segundo o diário As, ele estaria na mira do Málaga para comandar a equipe na temporada 2010/2011.

Além de Luxemburgo, que foi treinador do Real Madrid, Lorenzo Serra Ferrer y Radomir Antic também seriam nomes que interessam ao time, agora comandado pelo xeque Abdullah Ben Nasser Al Thani, do Qatar.

O clube já anunciou que não contará com Juan Ramón Muñiz, técnico da última temporada.

Apesar de pouco se falar do comando do xeque, ele quer investir na equipe trazendo um estrangeiro para o cargo e teria como preferido o brasileiro.

Caso contrário, a segunda opção seria negociar um acordo com o atual técnico da Sérvia, Radomir Antic, que já foi técnico de grandes clubes da Europa, como Real Madrid e Barcelona. Por fim, encerra a lista de Lorenzo Serra Ferrer, famoso por passagem pelo Bétis.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Daniel Carvalho começa a mostrar resultados do trabalho físico

Atacante acha que estará pronto para atuar nas próximas duas semanas

O atacante Daniel Carvalho, contratado recentemente pelo Atlético-MG, segue os treinamentos para entrar em forma o mais rapidamente possível. O jogador espera dar a volta por cima e recuperar o tempo perdido na carreira.

Desde que chegou, no mês passado, Daniel Carvalho teve apenas dois dias de folga. O atacante se apresentou fora de forma e intensificou bastante o trabalho de recuperação física na Cidade do Galo.

- A comissão técnica elaborou uma programação, e não estamos pulando etapas. Meu ponto fraco era a parte física, já que raramente tive uma pré-temporada como essa que estou tendo agora. Estou trabalhando com excelentes profissionais e a tendência é dar tudo certo.

Daniel Carvalho disse que possivelmente em duas semanas estará totalmente em forma, pronto para servir ao time do técnico Vanderlei Luxemburgo. Porém, por se tratar de uma transferência internacional, o jogador estava no futebol do Qatar, o atacante só poderá atuar com a camisa alvinegra a partir de agosto, quando a janela for aberta.

Diego Macedo sofre entorse no tornozelo e deixa treino do Galo

Jogador foi examinado pelo departamento médico e já iniciou tratamento

Nesta quarta-feira, o lateral-direito Diego Macedo, do Atlético-MG, se machucou no treinamento da equipe na Cidade do Galo. O jogador sentiu dores no tornozelo direito e foi imediatamente retirado da movimentação comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Examinado pelo departamento médico do clube, foi constatado que ele sofreu uma leve entorse. O lateral-direito já iniciou o tratamento.

Diego Macedo foi a segunda baixa neste período de treinamentos. Na reapresentação do elenco, o atacante Diego Tardelli, com um edema na coxa direita, também foi encaminhado ao departamento médico.

O Galo se prepara para a volta do Campeonato Brasileiro, assim que a Copa do Mundo da África do Sul for encerrada. O próximo adversário do clube alvinegro será o Atlético-GO, no dia 15 de julho, provavelmente na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

A pedido de Luxa, meia João Pedro treinou durante o período de folga

Na primeira semana de paralisação do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo, os jogadores do Atlético-MG receberam folga. Porém, o meia João Pedro foi orientado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo a permanecer em atividade na Cidade do Galo.

João Pedro havia sido expulso na derrota para o Grêmio em Porto Alegre e não pôde enfrentar o Ceará no Mineirão, na última rodada antes da paralisação da Copa do Mundo. O meia acabou aproveitando a suspensão no Campeonato Brasileiro para jogar pela equipe de juniores na Taça BH.

“Fiquei no restante da Taça BH com os juniores, não foi por mal, acho que foi uma necessidade. Eu estava suspenso e não faria diferença. Foi bom para ganhar um pouco de ritmo. O importante agora é voltar a treinar”, explicou o jogador.

Apesar dos pedidos do treinador para continuar em atividade, o meia admitiu que não sabe ao certo as razões que levaram Luxemburgo a fazer essa solicitação. “Não sei. O Luxemburgo não chegou a me cobrar nada. Foi mais para eu não perder ritmo, não ficar esse tempo parado. Eu estava vindo bem, agora é continuar. O treino físico vai ser importante para eu me adaptar ainda mais rápido ao profissional”, afirmou.

O Atlético chegou ao período de paralisação para a Copa na zona de rebaixamento do Brasileirão, na 18ª colocação. João Pedro avalia que esse período sem jogos será importante para a equipe intensificar os treinos e se preparar para uma recuperação.

“Uma pausa dessa é muito importante, porque tendo muitos jogos na semana a gente acaba não treinando. Esse período vai dar oportunidades a todo mundo. A fase é ruim, mas não temos culpado, vamos procurar trabalhar”, observou o jovem jogador atleticano.

Vanderlei Luxemburgo intensifica treinamentos na Cidade do Galo

Treinador tem comandado treinos em dois períodos, mesmo durante a realização da Copa do Mundo

Mesmo em meio à realização dos jogos da Copa do Mundo da África do Sul, os jogadores do Atlético-MG seguem se preparando para a volta do Campeonato Brasileiro, em julho. Todo o elenco tem treinado em dois períodos na Cidade do Galo.

Nesta quarta-feira, não foi diferente. Pela manhã, o grupo realizou um trabalho físico no campo e também na academia de ginástica. Já à tarde, o técnico Vanderlei Luxemburgo preferiu comandar um treinamento com bola.

O treinador alvinegro não contou com o atacante Diego Tardelli. O jogador, que tem um edema na coxa direita, foi poupado dos treinamentos. A volta do artilheiro está prevista apenas para a próxima semana.

O time se prepara para o confronto diante do Atlético-GO, no dia 15 de julho, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, já que o Mineirão estará fechado para a realização de obras visando à realização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014.

Nesta quinta-feira, assim com durante toda a semana, haverá treinamentos em dois períodos na Cidade do Galo, às 10h (de Brasília) e às 16h.

Atlético-MG estuda empréstimo de quatro jogadores ao Tupi

Diretoria alvinegra negou que já tenha entrado em acordo a respeito dos nomes pretendidos pelo Galo Carijó

Nos próximos dias, o Atlético-MG poderá emprestar quatro jogadores ao Tupi, de Juiz de Fora. A diretoria do Galo Carijó pretende contar com o volante Denílson, o lateral Luis Gustavo e os meias Chiquinho e Yuri. Os reforços chegariam para a disputa do Campeonato Brasileiro da série D, que será realizado no segundo semestre.

Denílson e Chiquinho já conhecem bem a equipe de Juiz de Fora. Nesta temporada, os dois disputaram o Campeonato Mineiro pelo Tupi, que ficou em quinto lugar na competição estadual. Já Luis Gustavo disputou a Segunda Divisão mineira pelo Tombense. Quanto a Yuri, o jogador está emprestado ao Marítimo de Portugal. O compromisso com o clube europeu tem validade até o meio do ano de 2011.

A diretoria do Atlético-MG afirmou que, por enquanto, só existe um interesse do Tupi pelos jogadores, e que nenhuma negociação foi iniciada em relação aos possíveis empréstimos. Porém, os dirigentes não negaram que alguns atletas que não estão nos planos do técnico Vanderlei Luxemburgo poderão reforçar a equipe de Juiz de Fora no segundo semestre.

Zé Luís crê em "novo" Atlético-MG após a Copa e espera reação imediata

O volante Zé Luís acredita que o Atlético-MG será diferente no retorno do Campeonato Brasileiro, que volta a ser disputado depois da Copa do Mundo da África do Sul. O experiente jogador disse, no entanto, que o time precisar reagir imediatamente na competição para aliviar a pressão.

Zé Luís recomenda muito trabalho nesse período que antecede a retomada do Brasileiro, com “treinamento, empenho, dedicação, concentração”. “E sabendo que temos de melhorar, e melhorar de imediato, não pode ficar adiando”, observou o volante, em entrevista veiculada pela Rádio Itatiaia.

Antes da paralisação para a Copa, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo sofreu quatro derrotas seguidas, caiu para o 18º lugar (antepenúltimo) na tabela de classificação e entrou para a zona de rebaixamento à Série B.

O Atlético volta a jogar pelo Brasileiro no dia 15 de julho, quando enfrenta o xará Atlético-GO, às 21h (horário de Brasília), provavelmente na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O Mineirão está fechado para reformas visando a Copa de 2014 no Brasil.

Para o volante atleticano, é hora de aproveitar a intertemporada para remontar a equipe, com a volta de jogadores em recuperação de contusão e o aproveitamento de atletas contratados, como o meia-atacante Daniel Carvalho e o meia equatoriano Edison Méndez, que só poderão atuar a partir de agosto, quando será aberta a janela de transferências internacionais.

“São 30 dias importantes para a gente treinar, melhorar a nossa parte física, poder treinar bastante, corrigir os erros que a gente vem cometendo. Acho que vai ser importante, alguns jogadores chegando, outros recuperando de contusão. A gente vai ter o grupo inteiro à disposição”, afirmou Zé Luís.

“A gente tem certeza que a partir do dia 15 vai ser totalmente diferente. O grupo inteiro, todos os jogadores à disposição para a gente melhorar na tabela e dar uma alavancada boa no campeonato”, acrescentou o experiente volante.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Tardelli desconhece proposta de portugueses e se irrita com especulações

Alvo de especulações sobre uma possível negociação com os clubes portugueses, Porto e Benfica, o atacante Diego Tardelli disse, nesta terça-feira, desconhecer proposta para tirá-lo do Atlético-MG. O artilheiro atleticano reclamou dos rumores em torno de seu nome, que, segundo ele, podem prejudicá-lo.

“Para mim, de proposta, não chegou nada. A gente sabe que está chegando a janela de transferências (em agosto) e sabe que vão existir as propostas. Cabe ao presidente, tomar as decisões corretas. Isso só me atrapalha, me prejudica aqui dentro. A cabeça não fica voltada aqui dentro do Atlético, onde eu quero que esteja”, disse Tardelli em entrevista veiculada pela Rádio Itatiaia.

Para atacante, o momento não é o ideal para especulações. “Não é o momento certo de atrapalhar o meu momento aqui no clube. A gente já não vive numa situação muito boa dentro do Campeonato Brasileiro, e com essas notícias atrapalhando não só eu, como o clube e a torcida, não é legal. Então, assim que tiver a proposta, tenho certeza que todos vão ficar sabendo”, afirmou.

Na reapresentação do Atlético na segunda-feira, Tardelli passou por exame para avaliar uma dor na coxa direita e por isso não concedeu entrevista na Cidade do Galo. A situação gerou especulação sobre uma possível saída do clube. Nesta terça-feira, o atacante confirmou que está com problema e terá de fazer tratamento médico.

“Conversei com o doutor hoje (terça-feira) pela manhã, acho que é uma lesão de quatro dias tratando já se recupera, não foi nada demais. Era uma dor que eu vinha sentindo há um mês e preferi nesse período da folga que a gente teve para dar um reforço e fazer o tratamento, porque eu sabia que tinha alguma coisa que me incomodava, então foi provado”, ressaltou.

Tardelli lembrou que no ano passado pediu para ficar no Atlético por causa da Copa do Mundo, uma vez que chegou a fazer parte do grupo da seleção brasileiro durante as eliminatórias sul-americanas para o Mundial da África do Sul. O atacante entrou, no entanto, somente na lista de espera do técnico Dunga, para o caso de substituir algum convocado.

O atacante voltou a manifestar o desejo de permanecer no Atlético, mas admite estudar proposta. “A minha vontade foi de permanecer no Atlético, sempre foi levar o Atlético à Libertadores, como disse antes de pintar as propostas, e não muda. Então, o que for melhor para mim, o que for melhor para o Atlético, o importante é não ficar um clima meio chato enquanto não tiver a verdade ainda”, disse Tardelli.

Contusão de Tardelli não é grave, e jogador estará liberado em cinco dias

Atacante do Galo, que desfalcou o grupo no último treino, tem apenas um edema na coxa direita

O exame de ressonância magnética do atacante Diego Tardelli não constatou nada de mais grave. O jogador tem apenas um edema na coxa direita. A previsão é que ele precise de até cinco dias para se recuperar totalmente.

Nessa segunda-feira, Diego Tardelli foi o grande desfalque na reapresentação do elenco na Cidade do Galo. O jogador chegou a se preparar para ir ao gramado, mas – com algumas dores – foi poupado.

Diego Tardelli é a grande estrela do elenco atleticano. Porém, além da lesão, a torcida alvinegra está preocupada com a possível saída do jogador para o futebol europeu. Porto e Benfica, ambos de Portugal, estariam interessados em contar com o futebol do artilheiro, assim que a janela de transferências internacionais for aberta.

A diretoria do Galo não confirmou qualquer negociação envolvendo o atacante. De qualquer forma, o Atlético-MG já informou que só aceitaria liberar Diego Tardelli por € 12 milhões. O clube mineiro tem 60% dos direitos econômicos do jogador.

Luxemburgo marca treino para o Atlético-MG na hora do jogo do Brasil

Os jogadores do Atlético-MG não poderão acompanhar mais do que meia hora da estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul, nesta terça-feira, às 15h30, contra a Coreia do Norte. É que o técnico Vanderlei Luxemburgo marcou treino para o time atleticano a partir das 16h, na Cidade do Galo, neste município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Apesar de terem que treinar, os jogadores do Atlético-MG disseram que irão torcer para a seleção brasileira começar com vitória sobre a Coreia do Norte, confirmando o seu favoritismo. “Vamos todos torcer para o Brasil estrear com uma vitória e conseguir bons resultados não só contra a Coreia, mas também nos outros jogos. Vamos treinar, mas isso faz parte, e vamos torcer para o Brasil”, comentou o volante Serginho.

O jogador, que se recuperou cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito, em 16 de novembro do ano passado, demonstra confiança que viverá uma nova fase de sua carreira, a ponto de poder sonhar em participar da próxima Copa do Mundo, que será no Brasil, em 2014.

“Vamos todos estar concentrados no jogo do Brasil. Vamos torcer para o Brasil vencer. A vontade de estar lá é grande, mas, infelizmente este ano não deu. Vou buscar o meu espaço lá para a próxima Copa, quem sabe”, afirmou Serginho.

O atacante Muriqui demonstra estar conformado em ser obrigado a ver as reprises do jogo do Brasil e também outras partidas da Copa do Mundo da África do Sul. “Vai ser um pouco complicado ver os jogos. Vamos treinar. Vamos ter de ver as reprises dos jogos depois. Vamos dar um jeito de ver os jogos depois”, destacou.

Muriqui admite que gostaria de acompanhar ao vivo o jogo do Brasil, mas ressalta a importância de aproveitar o tempo de treinamento existente em função da interrupção do Campeonato Brasileiro para a disputa do Mundial. “Temos de trabalhar para sair desta situação”, salientou o atacante atleticano, referindo-se à 18ª colocação do time no Brasileiro.

Os jogadores do Atlético-MG treinarão em dois períodos nesta terça-feira. O treino da tarde está programado para começar às 16h e está previsto que os atletas treinarão normalmente na maior parte do jogo com a Coreia do Norte. O esquema de treinos em horário integral irá até o próximo sábado.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Fábio Costa encara chance de recomeço e dança de goleiros no Atlético

Apresentado oficialmente pelo Atlético na tarde desta segunda-feira, Fábio Costa tem pela frente dois desafios: retomar a carreira, após um ano de inatividade, e pôr fim ao rodízio de goleiros no Galo. Só este ano, ele é a quarta tentativa para a camisa 1.

“É um recomeço. Fiquei um ano parado, mas vinha treinando bem no Santos. Não estava jogando por opção da diretoria, mas treinava normal. Estou apto e 100% para ajudar o Atlético no momento em que for solicitado”, disse o goleiro, emprestado pelo Santos até o final de 2011.

Fábio Costa não atua em um jogo oficial desde junho do ano passado, quando se lesionou, justamente numa partida contra o Galo. Depois disso, entrou apenas num amistoso.

Quarto goleiro a ser estado pelo Atlético na temporada, ele é o sétimo a passar pela posição desde a venda de Diego Alves, em 2007, para o Almeria, da Espanha. Antes dele, o clube tentou Juninho, Édson, Bruno, Aranha, Carini e Marcelo. Fábio Costa minimizou a situação:

“Essa questão de crise, de insatisfação de pessoas com relação aos goleiros do Atlético, eu não vejo dessa forma. Todos os goleiros estão aqui pela qualidade deles. Infelizmente, no futebol, nem tudo ocorre como a gente espera. Se não joga bem aqui, acaba jogando bem em outra equipe. Todos têm qualidade. Eu estou me juntando para dar mais qualidade para brigar pelo titulo e pela Libertadores”, disse.

Um dos trunfos de Fábio Costa é o preparador de goleiro Eduardo Bahia, com quem trabalhou no Vitória e no Santos: “Comecei com ele a minha carreira quando eu tinha 14 anos”, disse. “Com ele, o trabalho do campo tem que ser forte sempre. Você não ganha a partida na véspera. Ganha no dia a dia”.

Desculpas

Ao torcedor do Atlético, Fábio Costa aproveitou para um pedido de desculpas. Em 1999, quando jogava pelo Vitória, ele se envolveu em uma grande confusão contra os jogadores atleticanos no estádio Independência. A briga se espalhou pelas arquibancadas, mas envolvendo torcedores e policias.

“Na verdade, foi uma coisa imprensada, de impulso e de imaturidade pela própria idade. A vida acaba ensinando muito para a gente. As atitudes que eu tinha lá atrás, faria hoje diferente. Se algum torcedor se sentiu ofendido, aproveito para pedir desculpas e dizer que estou aqui agora para ajudar”.

Tardelli se reapresenta com dores na coxa direita e é encaminhado a clínica

Um dos jogadores mais aguardados na reapresentação do elenco na Cidade do Galo, Diego Tardelli, alvo de interesse de clubes portugueses, não pôde conceder entrevista coletiva nesta segunda-feira.

O atacante se reapresentou, chegou a vestir o uniforme de treino, acompanhou na tv da sala de imprensa parte do jogo entre Itália e Paraguai, pela Copa do Mundo, mas em seguida não foi ao campo de treinamento.

Segundo a assessoria de imprensa do Galo, Tardelli acusou dor no adutor da coxa direita. Foi encaminhado a uma clínica para um exame de ressonância magnética. O resultado deve ser conhecido nesta terça-feira.

Nos últimos dias, Diego Tardelli tem sido citado diariamente na imprensa portuguesa, que informa o interesse do Porto e do Benfica na contratação do atacante do Atlético.

Serginho é o primeiro do departamento médico a reforçar o elenco

O volante Serginho está oficialmente liberado do departamento médico e pronto para ajudar o Atlético na volta do Campeonato Brasileiro. Na reapresentação do elenco alvinegro nesta segunda-feira, o atleta participou dos trabalhos físicos junto com todo o grupo.

Serginho se recuperou de uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito, realizada em novembro de 2009. O volante era muito aguardado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, que sempre cita o nome do atleta como reforço para o segundo semestre.

Seguem no departamento médico os atacante Obina e Reinaldo, e o lateral-direito Rafael Cruz. Obina se recupera de uma cirurgia de reparação do ligamento do tornozelo esquerdo, realizada em abril passado.

Reinaldo, ex-Botafogo e Grêmio, vem se recuperando na Cidade do Galo de cirurgia no joelho direito, realizada para a reconstituição do ligamento cruzado anterior, sofrida na temporada passada. Ele está no clube desde o começo do ano e, assim que recuperado, irá assinar contrato com o Atlético.

Já Rafael Cruz, contratado em fevereiro, se recupera de um estiramento muscular na coxa esquerda.

A expectativa é que os três iniciem os trabalhos físicos nos próximos dias.

Atlético-MG não confirma interesse na contratação de Oliveira e Sóbis

No entanto, diretoria não descarta necessidade de trazer reforços para o ataque, que pode perder Diego Tardelli e Muriqui



A diretoria do Atlético-MG ainda está atrás de reforços para o elenco alvinegro. A grande prioridade seria trazer atacantes de peso, já que o time mineiro ainda corre o risco de perder Diego Tardelli e Muriqui para o futebol português. Porto e Benfica já manifestaram interesse nos atacantes atleticanos.

Assim, sempre que jogadores da posição ficam livres no mercado, logo entram na lista de possíveis reforços do Galo. E, dessa vez, não foi diferente com Ricardo Oliveira e Rafael Sóbis, ambos do Al-Jazira, dos Emirados Árabes. Os dois devem deixar o clube árabe e voltar ao futebol brasileiro.

Na verdade, os nomes dos atacantes já estão na pauta de vários clubes brasileiros há alguns meses. Ricardo Oliveira – que se recupera de uma série de lesões – deverá ser liberado. Já Rafael Sóbis, que tem uma multa rescisória de R$ 44 milhões, poderá ser emprestado, já que ainda tem quatro anos de contrato pela frente.

Além do Atlético-MG, que utiliza a prática de não confirmar interesse em nenhum jogador, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro estariam na briga pelos atletas. No elenco atleticano, Luxemburgo conta com Diego Tardelli, Muriqui, Obina, Ricardo Bueno e Neto Berola.

Otimista, Obina espera voltar ao Atlético-MG depois da Copa

Uma das esperanças do Atlético-MG para reagir no Campeonato Brasileiro, o atacante Obina espera voltar a atuar depois da Copa do Mundo da África do Sul. O jogador, que se recupera grave lesão nos ligamentos laterais do tornozelo esquerdo, foi liberado para realizar atividades físicas.

Porém, a meta é trabalhar normalmente com o grupo a partir de 12 de julho, um dia após o encerramento da Copa. Obina machucou-se em 1º de abril, no primeiro minuto da goleada sobre a Chapecoense por 6 a 0, pela Copa do Brasil.

“Ter essa parada foi bom pra mim. Agora é procurar manter o que a gente vem fazendo na fisioterapia. Já cheguei a uma fase mais avançada, onde já consigo me movimentar mais, consigo fazer algumas coisas na musculação, já estou iniciando uma corrida leve. Se Deus quiser, depois da Copa vou estar de volta. Meu pensamento é para já no dia 12 estar junto com o grupo, pelo menos já me preparando fisicamente, para poder, quando entrar em campo, ajudar a equipe”, observou Obina, em entrevista a Rádio Itatiaia.

O atacante lamentou não estar em campo para ajudar a equipe, que vem de quatro derrotas seguidas no Brasileirão e entrou na zona de rebaixamento “Muito difícil (ficar apenas na torcida), ainda mais na situação que a equipe está vivendo. Complicado ficar de fora. Eu queria estar ajudando, procurando fazer os gols pra tirar a equipe dessa situação. Agora é procurar só tratar mesmo, esperar o momento certo para gente poder sair dessa situação”, afirmou.

Vivendo a expectativa de poder voltar a jogar o mais rápido possível, o atacante tenta explicar os motivos da queda de rendimento do Atlético na temporada. Segundo ele, as recentes mudanças realizadas no elenco contribuíram para a má fase.

“É um momento de renovação, muita gente saiu, chegando jogadores novos, e é difícil você entrosar quatro, cinco jogadores em uma equipe que já estava mais entrosada, um conhecia o outro. A gente tem que ter paciência também e saber que os jogadores que chegaram têm qualidade e vão nos ajudar muito. Temos que ter na cabeça que a gente vai chegar. Procurar lutar por isso, cada jogo vai ser uma final para gente e tentarmos vencer todos os jogos pra poder chegar ao objetivo que é o título”, disse.

O time alvinegro volta a jogar pelo Brasileirão em 15 de julho, contra o Atlético-GO, às 21h (horário de Brasília), provavelmente na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

domingo, 13 de junho de 2010

Benfica deve intensificar negociações por Tardelli nos próximos dias

O Benfica deve intensificar nos próximos dias as negociações com o Atlético-MG para contratar o atacante Diego Tardelli. Segundo o presidente do clube mineiro, Alexandre Kalil, ainda não chegou nenhuma oferta oficial pelo jogador.

"Se vou falar com Diego sobre seu futuro? Nada tenho para falar. Ele chega, se apresenta e começa a trabalhar", disse o mandatário, segundo publicou o diário português Record neste domingo. O jornal crava que, com o retorno do atacante da folga concedida ao elenco durante a primeira semana sem jogos oficiais, o Benfica iniciará as conversas.

Tardelli se apresenta ao Atlético nesta segunda-feira, para retomar os treinamentos junto ao técnico Vanderlei Luxemburgo. Aos 25 anos, o jogador já passou pela Europa, atuando pelo PSV, da Holanda, e Betis, da Espanha.

Fernandinho perto do Galo

A iminente saída de Diego Tardelli, que está na mira de Porto e Benfica, ambos de Portugal, fez o Atlético partir em busca de um atacante para não ter problemas no restante da temporada. O clube está acertando a contratação de Fernandinho, de 24 anos, que se destacou no Barueri e atualmente defende o São Paulo. O jogador tem os direitos ligados à Traffic, cujo interesse é vê-lo mais vezes em campo, para valorizá-lo pensando em uma futura transferência para o exterior. No tricolor paulista ele não tem tantas chances, ainda mais agora que Fernandão chegou e, com boas atuações, conquistou a vaga de titular ao lado de Dagoberto.

A negociação se intensificou depois que Rafael Sóbis, que também estava na mira alvinegra, praticamente acertou sua volta ao Internacional. Ricardo Oliveira, atualmente recuperando-se de contusão no São Paulo, é outro que interessa ao Galo.

Com a chegada de Fernandinho, o técnico Vanderlei Luxemburgo ganha mais uma opção para o trabalho de remontar a equipe atleticana. Depois da conquista do Campeonato Mineiro, saíram jogadores importantes, como os volantes Correa, Carlos Alberto e Jonílson, que não tiveram os contratos renovados, além dos armadores Evandro e Renan Oliveira, que foram para o Vitória.

Se a negociação for concretizada, será o quarto atacante contratado nos últimos 40 dias. O primeiro a chegar foi Ricardo Bueno, artilheiro do Campeonato Paulista, pelo Oeste. Depois, vieram Neto Berola e Daniel Carvalho, que só poderá jogar em agosto, quando se abre a janela de transferências internacionais.

Além deles e do já citado Diego Tardelli, Luxemburgo conta para o setor com Muriqui e, a partir do próximo mês, deverá ter a volta de Obina. O jogador se recupera de cirurgia no tornozelo esquerdo e está prestes a começar o trabalho de recondicionamento físico.

Esse trabalho de remontagem da equipe acabou prejudicando o desempenho do Galo no início do Campeonato Brasileiro. Com duas vitórias e cinco derrotas, a equipe foi parar na zona de rebaixamento, na 18ª posição. Segundo Luxemburgo, as dificuldades eram esperadas, mas não na intensidade que se apresentaram.

Assim, ele pretende usar a intertemporada, que começa nesta segunda-feira, para recolocar as coisas no lugar, dando, principalmente, entrosamento aos que chegaram e aos que estão voltando de contusão. O grupo treinará na Cidade do Galo nas três próximas semanas, devendo finalizar o trabalho em Atibaia. O próximo compromisso é contra o Atlético-GO, dia 15, em Sete Lagoas – o Mineirão foi fechado para reformas e só reabrirá em 2013.