Menu

sábado, 10 de abril de 2010

Atlético-MG vence o Democrata e joga pelo empate para chegar à final

Boa apresentação na etapa inicial garante vitória atleticana no Ipatingão


O Atlético-MG deu um passo para chegar à final do Campeonato Mineiro. O Galo venceu o Democrata por 2 a 1, no Ipatingão, inverteu a vantagem do time de Governador Valadares e joga pelo empate na segunda partida da semi para garantir a vaga na decisão estadual. Diego Tardelli e Renan Oliveira trataram de assegurar a vitória atleticana; Wanderson descontou (assista aos gols no vídeo ao lado).

O domínio atleticano no primeiro tempo fez com que a equipe de Luxemburgo abrisse uma vantagem por 2 a 0. Mas o time descansou com o placar, permitiu que o Democrata reagisse no segundo tempo, diminuísse a vantagem e quase empatasse a partida. O time de Valadares provou que está vivo no confronto nos 45 minutos finais.

A segunda partida da semifinal está marcada para o próximo fim de semana, no Mineirão. A data e o horário serão decididos no início desta semana. O mando é do Democrata, mas o Mamudão, em Governador Valadares, tem capacidade inferior a 10 mil torcedores e, por isso, a equipe do interior vai mandar o jogo em Belo Horizonte. 

Domínio atleticano e lance curioso no fim da primeira etapa


A equipe atleticana quis mostrar logo de cara que não estava para brincadeira e, com menos de um minuto, Renan Oliveira se lançou ao ataque, arriscou e só não levou mais perigo porque a bola bateu na zaga e se perdeu pela linha de fundo. Aos dois minutos, Fabiano ameaçou a meta do Democrata com uma bomba de fora da área, que saiu à direita do goleiro Bruno.

O grito do gol saiu aos seis minutos, mas foi alarme falso. Ricardinho lançou Fabiano na entrada da área, o volante chutou para a defesa do goleiro. O rebote caiu nos pés de Diego Tardelli, que mandou para o fundo das redes. No entanto, o atacante estava em posição irregular no momento do chute de Fabiano, e o gol foi bem anulado pela arbitragem.

Aos 15, porém, não teve jeito. Leandro e Muriqui trocaram passes pelo lado esquerdo do ataque do Galo, o atacante invadiu a área e tocou para a finalização precisa de Tardelli. Muito superior, o segundo gol não demorou muito. Logo aos 24, Renan Oliveira recebeu livre na área, driblou um marcador e tocou na saída do goleiro para fazer um golaço. O 2 a 0 no placar deu ainda mais tranquilidade ao Atlético.

Depois de marcar, chegou a hora de perder gols. Aos 29, Diego Tardelli dominou bonito na área, tirou da zaga e rolou para Muriqui decidir o lance com o goleiro caído, mas o atacante perdeu uma chance incrível. Aos 35, o próprio Tardelli desperdiçou uma oportunidade após passe em profundidade de Muriqui. O atacante ficou cara a cara com Bruno e chutou em cima do goleiro. O lance mais perigoso do Democrata foi uma cobrança de falta de Dudu Araxá, que foi por cima da meta de Aranha.

Para acabar o primeiro tempo, um lance curioso no Ipatingão. O árbitro Cleisson Pereira decidiu não dar acréscimos, mas assinalou um escanteio a favor do Democrata um pouco antes dos 45 minutos. Na cobrança, Ricardinho roubou a bola, mas o juiz mandou o lance voltar, alegando que o meia não estava na distância permitida. Nisso, o tempo regulamentar se encerrou e, sob os protestos de Vanderlei Luxemburgo, o escanteio foi cobrado e a cabeçada de Matheus assustou a defesa atleticana. Enrolado, o árbitro assinalou um minuto de acréscimo quase aos 46. Só deu tempo de Aranha cobrar o tiro de meta...

Democrata volta com mais vontade para o segundo tempo

Parecia que a vitória viria fácil para o Galo, mas o Democrata resolveu mostrar por que foi segundo colocado na fase de grupos, ficando à frente da equipe da capital. Aos dois minutos, Wanderson chutou de longe, Aranha rebateu para a entrada da área de forma esquisita, mas ninguém conseguiu completar. Ricardinho tentou dar uma resposta aos cinco. Após tabela com Renan Oliveira, o meia chutou da entrada da área, mas o arremate não saiu forte e facilitou a vida do goleiro.

Mas o momento era do Democrata. Aos 10, Ely Thadeu cabeceou livre na grande área e Aranha se esticou para mandar a bola para fora. Um minuto depois, Ely Thadeu novamente dominou a bola pela direita e cruzou com precisão para a cabeçada de Wanderson sem chances para o goleiro atleticano. Com o 2 a 1, o time de Valadares se empolgou. Sem confiar em Aranha, Eraldo, aos 20, arriscou de longe, o goleiro soltou mais uma e, por sorte, nenhum atleta do Democrata apareceu para definir o lance.

Para a alegria da torcida do Galo, Marques entrou em lugar de Muriqui aos 32 sob aplausos. O experiente atacante foi novamente ovacionado quando, pouco depois, teve um corte no supercílio e voltou para o campo enfaixado. Aos 39, Marques, levado pela galera, apareceu na área e foi travado por Lúcio na hora que ia finalizar.

O empate do Democrata quase aconteceu aos 41 minutos em falta bem cobrada por Alex Santos, que passou tirando tinta da trave direita de Aranha. Dois minutos depois, o Atlético teve uma chance de matar o jogo. Zé Luís lançou Tardelli na direita, o atacante rolou para uma bomba de Correa por cima. Nos acréscimos, mais um susto para o Galo em arremate de Eraldo, mas a bola foi para fora, junto com a esperança do adversário de empatar o jogo.

FICHA TÈCNICA

ATLÉTICO-MG 2 x 1 DEMOCRATA

Atlético-MG
Aranha; Carlos Alberto, Werley, Jairo Campos e Leandro; Zé Luís, Fabiano, Ricardinho (Correa) e Renan Oliveira (Júnior); Muriqui (Marques) e Diego Tardelli. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

 Democrata-GV
Bruno; Alex Santos, Lúcio, Matheus e Magal; Dudu Araxá, Saulo, Marcel (Sandro Manoel) e Wanderson (Celinho); Ely Thadeu (Beto) e Eraldo. Técnico: Moacir Júnior

Gols: Diego Tardelli aos 15 e Renan Oliveira aos 24 minutos do primeiro tempo, Wanderson aos 11 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Fabiano (Atlético-MG), Lúcio e Wanderson (Democrata).
Estádio: Ipatingão, em Ipatinga (MG).
Data: 10/4/2010.
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira.
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago e Jair Albano Félix.

0 comentários:

Postar um comentário