Menu

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Reformulação no Atlético-MG atinge metade do grupo campeão mineiro

Dentro da política de reformulação do elenco, comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, 11 dos 23 jogadores que participaram da campanha do título mineiro de 2010 já deixaram o Atlético-MG. Com a chegada de reforços e o aproveitamento de atletas da base, o time para o segundo semestre deverá ter muitas caras novas.

Do grupo campeão estadual, o atacante Muriqui, que participou dos 17 jogos do Campeonato Mineiro, deixou o Atlético na semana passada, ao acertar a transferência para o Everglade Guanzhou, da China. O jogador disputou 32 jogos e marcou 11 gols com a camisa alvinegra.

Seis atletas que conquistaram o título mineiro não tiveram os contratos renovados: os volantes Jonílson, Carlos Alberto e Correa, o atacante Marques, o zagueiro paraguaio Benítez e o lateral-direito Coelho. Os meias Evandro, que rescindiu o vínculo, e Renan Oliveira, cedido por empréstimo, acertaram com o Vitória. O meia Giovanni e o atacante Pedro Paulo foram emprestados a Náutico e Atlético-GO, respectivamente.

A reformulação do elenco alvinegro não foi imediata à conquista do título estadual. Dos 11 atletas que deixaram o clube, seis atuaram pelo Campeonato Brasileiro. Muriqui participou das sete rodadas antes da paralisação da competição por causa da Copa da África do Sul. Coelho disputou cinco jogos, Correa, quatro, e Carlos Alberto, Evandro e Benítez entraram duas vezes em campo cada um.

Algumas caras novas já puderam ser vistas nas rodadas iniciais do Brasileirão. Contratados pela diretoria, o goleiro Marcelo, o lateral-direito Diego Macedo e os atacantes Ricardo Bueno e Neto Berola estiveram entre as novidades. O meia João Pedro e o volante Rafael Jataí, que vieram das categorias de base, também foram aproveitados por Luxemburgo. O zagueiro Lima, recuperado de lesão, reestreou pelo time mineiro.

Com a campanha ruim neste início de Brasileirão, Luxemburgo aposta em reforços para a seqüência da competição depois da Copa do Mundo. Em sete rodadas, o time mineiro venceu dois jogos e perdeu cinco. Somou apenas seis pontos em 21 possíveis, caiu para o antepenúltimo lugar na tabela e entrou para a zona de rebaixamento à Série B.

Entre os trunfos de Luxemburgo estão o meia equatoriano Edison Méndez e o meia-atacante Daniel Carvalho, que foram contratados mas só poderão atuar em agosto, na abertura da janela de transferências internacionais. O goleiro Fábio Costa e o lateral-esquerdo Fernandinho, contratados durante a intertemporada, estão à disposição para a volta do Brasileirão.

O volante Serginho, que ficou longo período afastado dos gramados por causa de grave lesão no joelho direito, está de volta e nos planos do treinador atleticano. Obina, que operou o tornozelo esquerdo, é outro que retorna ao time. O atacante Reinaldo, que se recuperou de contusão na Cidade do Galo, também será opção, assim como o lateral-direito Rafael Cruz, que foi contratado em fevereiro e ainda não estreou.

A reformulação do Atlético tem deixado até mesmo os atletas um pouco confusos. “Com alguns jogadores que chegaram, (o grupo) ficou mais forte. Mas outros jogadores deixaram (o clube), então (o grupo) ficou mais fraco. Então tem seu lado bom e seu lado ruim”, observou Daniel Carvalho.

O Atlético voltou a jogar no dia 15 de julho, contra o xará Atlético-GO, às 21h (de Brasília), provavelmente na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, no retorno do Campeonato Brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário