Menu

domingo, 25 de abril de 2010

Atlético-MG vence Ipatinga fora e aumenta vantagem em final "diferente"

No primeiro jogo de uma final “diferente” de Campeonato Mineiro, o Atlético-MG venceu o Ipatinga, por 3 a 2, de virada, na tarde deste domingo, no Ipatingão, ampliando sua vantagem na decisão. O time atleticano, que por ter feito melhor campanha na fase de classificação, jogava por dois empates, poderá até perder a partida de volta, no próximo domingo, no Mineirão, por um gol de diferença, que irá comemorar o 40º título estadual de sua história.

Foi uma partida emocionante e cheia de alternativas, em que o Ipatinga começou melhor, saiu à frente do placar, permitiu a reação e a virada na equipe de Luxemburgo. Quando o Atlético estava melhor em campo, criando situações para ampliar o marcador sofreu o segundo gol. Os dois marcados pelo Ipatinga foram em lances confusos, cuja autoria teve de ser definida pelo árbitro paulista Sávio Spínola Fagundes Filho. Aos 39 min da etapa final, o time da capital voltou a marcar, com Muriqui, autor de 2 gols.
O Ipatinga, que busca o seu segundo título de campeão mineiro da Primeira Divisão, terá de vencer o Atlético-MG por pelo menos dois gols de diferença, na segunda partida. O time ipatinguense conta com seu bom retrospecto no Mineirão, na atual competição, onde ainda não foi derrotado, em seis jogos ali disputados, com cinco vitórias e um empate, justamente, contra o time alvinegro.
Antes da segunda parte do confronto, no próximo domingo, às 16h, o Atlético-MG terá um outro compromisso importante e difícil pela frente. A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo receberá o Santos, na quarta-feira, às 21h50, no Mineirão, no primeiro jogo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Ipatinga, ao contrário, terá a semana inteira para se preparar para tentar repetir o que aconteceu em 2005, quando foi campeão contra o Cruzeiro, no estádio da Pampulha.
Se a participação do Atlético-MG na decisão do título já era esperada, afinal isso acontece pela quarta vez consecutiva, o Ipatinga surpreendeu ao derrotar o favorito Cruzeiro, time de melhor campanha na fase de classificação, por 3 a 1, em pleno Mineirão. E o confronto final opôs o time de melhor ataque contra a equipe menos vazada do certame.
Antes do jogo deste domingo, o Atlético-MG havia marcado 36 gols em 15 jogos, enquanto o Ipatinga tinha sido vazado apenas 14 vezes no mesmo número de partidas. Apesar do bom comportamento ofensivo no Estadual, o time atleticano chegou à primeira partida da decisão inédita, sem sofrer gols há três jogos: empate em 0 a 0 com o Democrata-GV, na semifinal do Mineiro, e vitórias sobre o Sport, por 1 a 0 e 2 a 0 pela Copa do Brasil.
Apesar do forte calor em Ipatinga, o primeiro tempo começou corrido e muito movimentado. A primeira finalização a gol foi do Atlético-MG, por meio do volante Correa, aos 3 min, que pegou de primeira cruzamento de Muriqui. A bola passou perto do gol defendido por Douglas. Depois desse ataque atleticano, no entanto, o Ipatinga se lançou à frente em uma típica pressão da equipe que joga em casa.
Num intervalo de três minutos, o goleiro Aranha foi obrigado a fazer duas boas defesas. Aos 11min, no entanto, a torcida do Ipatinga comemorou intensamente o primeiro gol, marcado por Sílvio, após cobrança de escanteio da direita. A abertura do placar pela equipe da casa tornou o jogo ainda mais movimentado, já que o Atlético procurou reagir imediatamente.
O time de Luxemburgo criou logo duas oportunidades para empatar. Na primeira, na área do adversário, Carlos Alberto tocou de primeira e Douglas pôs a escanteio, aos 13 min. No minuto seguinte, Diego Tardelli avançou pela esquerda, com liberdade, mas finalizou mal. O chute saiu fraco, facilitando a defesa do goleiro ipatinguense.
O empate atleticano saiu ainda na etapa inicial, aos 29 min, quando Diego Tardelli converteu a cobrança de pênalti do goleiro Douglas sobre o volante Correa, que estava atuando como uma espécie de homem surpresa, chegando constantemente ao ataque. Após o seu gol, o Atlético seguiu pressionando e desperdiçou pelo menos quatro chances – duas com Muriqui, uma com Werley e outra com Tardelli –, enquanto o Ipatinga pouco atacou até o final do primeiro tempo.
Os dois times voltaram com as mesmas formações para o segundo tempo e mantiveram o ritmo forte. O Ipatinga criou logo uma chance para desempatar, aos 3 min, com Joabe e teve sequência de três escanteios. O Atlético-MG respondeu com Tardelli, aos 4min, e dois minutos depois, chegou ao gol da virada, marcado por Muriqui.
O Atlético-MG teve uma grande chance para consolidar a vitória, quando Ricardinho fez boa jogada e deixou Muriqui livre para marcar. O atacante isolou a bola. E seis minutos depois, o Ipatinga empatou, por meio de Luizinho, que cobrou falta da direita e a bola entrou no gol defendido por Aranha.
Depois disso, a partida ficou aberta, com os dois times criando e desperdiçando oportunidades. Muriqui, aos 39 min, fez o terceiro gol atleticano, que soltou o grupo de “é campeão” da torcida atleticana presente no Ipatingão, mesmo com o jogo de volta. O Ipatinga não desanimou e tentou o empate até o final da partida, que teve quatro minutos de acréscimos.
IPATINGA 2 X 3 ATLÉTICO-MG
IPATINGA
Douglas; Sílvio, Max e Éber; Luizinho, Leanderson, Matheus (Afonso), Francismar (Reina) e Marinho Donizete; Danilo Dias e Joabe (Muller)
Técnico: Gilson Kleina
ATLÉTICO-MG
Aranha; Carlos Alberto, Jairo Campos, Werley e Leandro (Júnior); Zé Luís, Fabiano (Jonílson), Correa (Benítez) e Ricardinho; Muriqui e Diego Tardelli
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Data: 25/4/2010 – domingo
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Sálvio Spíndola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Auxiliares: Emerson Carvalho (Fifa-SP) e Vicente Romano (SP)
Cartões amarelos:
Jonílson (A) Gols: Joabe, aos 11 min, Diego Tardelli, aos 29 min do primeiro tempo; Muriqui, aos 6 min e Luizinho, aos 28 min e Muriqui, aos 39 min do segundo tempo

0 comentários:

Postar um comentário